O mercado agrícola em CBOT ajusta em forte alta para a soja e trigo e alta para o milho. Além das preocupações relacionadas à guerra e conflitos no Oriente médio, o mercado está atento às condições de tempo mais seco no sudoeste da Rússia e região das Planícies nos EUA, principal área produtora de trigo americano. A escassez de trigo de qualidade superior fez os produtores reterem seus estoques, buscando a valorização do produto.Nas últimas semanas no mercado nacional, a desvalorização do Real tem aumentado o custo do trigo importado. A alta do trigo impulsionou também os futuros de milho e de soja, com as altas da oleaginosa sentindo também a força do óleo de soja, que chegou próximo dos 2% nesta tarde.
O relatório do Crop Progress, divulgado hoje, indica que as condições boas/excelentes do Trigo de Inverno estão em 50%, contra 55% da semana anterior, acima dos 26% do mesmo período do ano anterior e frente a expectativa do mercado que era de 53%. Em relação a Soja (24/25), o plantio se encontra em 8%, contra os 3% da semana anterior, com 8 % ambos dentro da expectativa e registrado nessa época em 2023. Já o plantio do Milho (24/25) está em 12%, contra 6% da semana anterior, 12% do ano anterior e frente a expectativa que era 11%. Enquanto o trigo de primavera encontra-se plantado em 15% da área projetada, contra 7% na semana passada e 4% no mesmo momento do ano anterior.
Dados das Inspeções semanais, divulgados hoje (22), aponta os embarques de soja, milho e trigo para a semana encerrada no dia 18/04. Seguem os dados: – Soja: 435,26 mil TM (semana anterior: 446,57 mil TM). – Milho: 1,62 mi TM (semana anterior: 1,35 mi TM). – Trigo: 450,28 mil TM (semana anterior: 620,14 mil TM).
O modelo GFS, gerado nessa tarde, resumindo indica acumulados leves a moderados na região do Corn Belt americano em até 10 dias, como também Arkansas e a porção leste das planícies, com exceção do Texas.
O modelo Europeu, no período de 10 dias, quando comparado ao modelo GFS, indica uma redução das chuvas no leste e sul do Corn Belt e maiores acumulados na planície sul.