O mercado agrícola trabalha em leve queda nessa manhã, após o Big Three apresentar uma forte alta no começo da manhã, por conta dos prognósticos climáticos voltarem a indicar a formação de mais uma seca. No momento, o mercado está tomando lucro, com soja, milho e trigo em leve baixa.
O modelo GFS, gerado nessa manhã, indica clima seco para maior parte da região produtora dos EUA. Chuvas levíssimas são previstas no dia 19/07 no sul de Illinois, extremo sul de Indiana e oeste do Kentucky, abrangendo, ao longo dos 10 dias previstos, com acumulados leves em Ohio, Indiana, Kentucky, Tennessee, sul de Illinois, sudeste e sudoeste do Missouri, sul do Mississippi e pequena porção ao noroeste de Iowa.
O clima seco prevaleceu ao longo dos últimos dias nos EUA. Na sexta (14) ocorreram leves chuvas no norte de Indiana, Illinois, parcial em Iowa, Nebraska e Missouri. Clima seco prevaleceu no centro e sul de Indiana, Ohio, Wisconsin, Dakotas, Minnesota. No sábado (15) chuvas ocorreram de forma leve no Corn Belt, abrangendo apenas os estados de Indiana e Ohio. Enquanto ontem (16) ocorreram chuvas no sul de Illinois, esparsas em Indiana e Ohio, faixa ao centro do Missouri, sudoeste de Iowa, sul do Arkansas, Nebraska, Kansas, Wisconsin e norte de Michigan.
A Rússia notificou formalmente a Ucrânia, a Turquia e as Nações Unidas que estava suspendendo sua participação no acordo de grãos do Mar Negro, segundo autoridades russas. O Kremlin disse que a interrupção do acordo de grãos do Mar Negro não tem nada a ver com um ataque ucraniano à Ponte da Crimeia no fim de semana. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Infelizmente, a parte desses acordos do Mar Negro relativos à Rússia não foi implementada até agora, então seu efeito foi encerrado”. Moscou disse que voltaria ao acordo assim que a parte russa do acordo fosse cumprida. A Ucrânia disse anteriormente que tem um “Plano B” para exportar grãos se o acordo terminar.
O NOAA indica um El Niño fraco estabelecido, com uma anomalia positiva das temperaturas da superfície do oceano Pacífico (SST). A SST na Zona Nino3.4 está em 1,1°C acima da média histórica. Há mais de 90% de possibilidade de que o El Niño continue durante o inverno do Hemisfério Norte (verão no Hemisfério Sul).