O retorno do feriado trouxe certa volatilidade às cotações de CBOT, com um rali significativo durante a primeira hora da sessão. Os futuros de soja e milho caíram por volta do meio dia, com uma tomada de lucro por parte dos players, voltando a cotar no vermelho no começo da tarde.
As cotações de soja e milho ajustaram basicamente inalteradas, com exceção do contrato milho setembro que fechou em leve baixa.O trigo manteve a forte alta ao longo do dia, com os players ponderando o encerramento praticamente garantido do corredor de exportação do Mar Negro e também com informações de que os rendimentos iniciais do trigo russo precoce estão abaixo do observado ano passado.
A Rússia disse que não tomou uma decisão final sobre a extensão do acordo de grãos do Mar Negro, que deve expirar em 17/07. O Financial Times informou na segunda (03) que a UE estava propondo que o Banco Agrícola da Rússia (Rosselkhozbank) criasse uma subsidiária para se reconectar à rede de SWIFT. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, rejeitou a ideia na terça-feira, dizendo que não havia substituto para restaurar o acesso total do Rosselkhozbank ao SWIFT. A principal autoridade comercial da ONU, Rebeca Grynspan, diz que pode visitar Moscou antes de 17/07.