Commodities agrícolas mistas nessa manhã, com soja e milho em forte baixa devolvendo todos os ganhos do dia de ontem, numa característica típica de mercado de profit taking, enquanto o trigo está em leve alta de recuperando da queda observada pela manhã.
Ontem (21) o clima seco predominou na maior parte do Corn Belt, com chuvas de até 25 mm no leste e oeste da N. Dakota, noroeste da S. Dakota, oeste do Nebraska, com centro-norte de Oklahoma, nordeste do Mississippi, centro e norte do Alabama, grande parte do Tennessee, centro do Kentucky. 25 a 50 mm no centro da N. Dakota, centro-leste da S. Dakota e do Nebraska, centro do Texas. 25 a 75 mm no centro do Kansas, pontual no noroeste do Texas e pontual no sudeste do Alabama.
As previsões climáticas seguem no radar do mercado, com o modelo GFS indicando uma melhora das chuvas na região central do Corn Belt.
O BC do Reino Unido elevou as taxas de juros em 0,50%, surpreendendo o mercado que previa um aumento de 0,25%.
O BC da Suiça elevou sua taxa básica de juros em 25 pontos hoje. O presidente Thomas Jordan apontou para o aumento das pressões inflacionárias e para o perigo de os aumentos de preços se consolidarem, já que o SNB aumentou as taxas suíças pela quinta vez consecutiva.
Na noite de ontem (21), o Copom anunciou a manutenção da Selic em 13,75%. Em nota o Comitê afirmou que “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”. Os membros do Copom seguem sem dar indícios de um eventual corte nas taxas de juros, entretanto, desta vez, o Comitê não sinalizou nenhuma possibilidade de aumento da Selic.