Commodities agrícolas mistas nessa manhã, com soja em alta, apresentando movimento de recuperação das baixas do pregão noturno, enquanto milho e trigo permanecem em queda.
O Drought Monitor de ontem (01) mostrou um agravamento da seca na maior parte do meio-oeste, efetivamente revivendo os receios do mercado, principalmente frente ao final de semanae também ao relatório de Supply & Demand da próxima sexta (09), uma vez que as previsões climáticas indicando clima seco a curto prazo, com os modelos GFS e Europeu divergindo em suas indicações sobre o retorno das chuvas em junho.
As vendas semanais divulgadas hoje pelo USDA, referentes a semana encerrada dia 25/05, indicaram cancelamentos de 210,5 mil TM de trigo safra 22/23, abaixo das projeções do mercado. Em contrapartida o volume comercializado de trigo e milho 23/24 foi superior as estimativas de mercado.
O modelo GFS, gerado nessa manhã, indica para os próximos 10 dias leves acumulados para Minnesota, Iowa, norte de Illinois, oeste do Kansas, Oklahoma, Louisiana, moderados a fortes no Texas. Clima seco é previsto para as Dakotas, parte do Nebraska, região leste do Corn Belt, Missouri, grande parte do Delta e todo o sudeste americano. O modelo Europeu, gerado de madrugada, indica clima seco para maior parte dos EUA, com chuvas somente no Texas, oeste de Oklahoma e do Kansas.
Ontem (01) ocorreram chuvas de até 25 mm no norte e oeste da Dakota do Sul, oeste e sudeste do Nebraska, oeste de Oklahoma, panhandle do Texas e esparsas no leste e oeste da Dakota do Norte, norte e leste de Minnesota, Wisconsin, norte de Illinois. 25 a 50 mm no centro de Illinois, centro do Kansas.
O Senado dos EUA aprovou ontem (01) a lei de suspensão do teto da dívida de US$31,4 trilhões, com 63 votos a favor e 36 contra. Biden elogiou, em um comunicado, a ação oportuna do Congresso. “Este acordo bipartidário é uma grande vitória para nossa economia e para o povo americano”. O presidente americano disse que irá fazer uma declaração adicional hoje as 20h (horário de Brasília).