Commodities agrícolas em baixa nessa manhã, com soja liderando o movimento seguida pelo trigo, com uma melhora nas previsões climáticas para o meio oeste em conjunto com uma grande oferta internacional de grãos russos e brasileiros e a ausência de demanda chinesa.
A Rússia alertou na segunda-feira que o acordo de grãos do Mar Negro cessaria a menos que um acordo da ONU destinado a superar obstáculos às exportações russas de grãos e fertilizantes fosse cumprido. “Se tudo permanecer como está, e aparentemente ficará, será necessário partir do fato de que [o acordo] não está mais funcionando”, disse Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia.
O modelo GFS, gerado nessa manhã, indica leves acumulados são indicados para o Wisconsin, Minnesota, Dakotas, norte e oeste de Iowa, Nebraska, sul do Missouri, moderados a fortes no Kansas, Oklahoma e Texas. Clima seco é previsto para o sudeste de Wisconsin, sudeste de Iowa, norte do Missouri, Illinois, Indiana, Ohio, Michigan, grande parte do Delta e todo o sudeste americano. Para o Brasil, o modelo prevê chuvas para o centro e norte do MA, MS, SP.
Segundo relatório semanal da Conab, na semana encerrada dia 27/05, 0,4% da área de Milho safrinha já estava colhida. Um avanço de 0,2% entre semanas e um atraso interanual de 0,2%. Até o momento o MT é o único estado que começou a colheita, com 0,8% da área colhida. A semeadura do trigo já foi realizada em 34,6% da área planejada, com um avanço semanal de 4,1% e interanual de 5,1%. Já encerraram o plantio: GO, MG, BA e MS. Em sequência, os estados mais avançados no plantio são: SP (85%), PR (58%), RS (1%) e SC (0,5%).