Commodities agrícolas fecham mistas, com milho em alta e soja julho em alta, enquanto os demais futuros de soja ajustam em baixa. O trigo permaneceu em queda ao longo do dia, com a demanda mais fraca globalmente em meio aos grandes estoques de safras antigas.
O modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica, para os Estados Unidos, clima seco é previsto para maior parte do país, com leves acumulados previstos para o Nebraska, Kansas, oeste de Oklahoma e do Texas, e, iniciando dia 01/06 chuvas no norte do Missouri, Iowa, leste da Dakota do Sul, Minnesota. Para o Brasil as previsões seguem indicando chuva somente no norte do RS, SC, PE, extremo sul do MS, centro e norte do MA. Para a Argentina o modelo indica leves acumulados para o leste de Buenos Aires, sul de Santa Fé e de Entre Rios.
Ata do Fomc, divulgada na tarde de hoje, relata que, embora os dados de inflação nos Estados Unidos até março tenham indicado queda, particularmente para medidas de núcleo da inflação, esse comportamento foi mais lento do que o esperado e taxa no país está inaceitavelmente alta. Esse foi um dos motivos apresentados para decidir de forma unânime em elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 25 pontos-base. “Os participantes observaram que, embora a inflação básica de bens tenha moderado desde meados do ano passado, ela desacelerou menos rapidamente do que o esperado nos últimos meses, apesar de relatos de vários contatos comerciais sobre as restrições da cadeia de suprimentos continuarem diminuindo”, diz o texto.