Commodities agrícolas fecham mistas em CBOT, com Trigo liderando a baixa e Soja em leve alta.
O mercado de Soja apresentou certa volatilidade hoje, com as cotações trabalhando de ambos os lados, sendo fortalecidas pelas previsões de clima seco para a Argentina e, no Brasil, para o Rio Grande do Sul.
Os futuros de Trigo foram pressionados pela aceleração das exportações de Trigo da Rússia, que deve ser facilitada também com a melhora das previsões climáticas para o Mar Negro.
O modelo GFS mantem as previsões de clima seco para a Argentina, com chuvas pontuais no dia 02 no norte de Santiago del Estero. Para o Brasil é previsto clima seco para o RS, leste e oeste de SC, nordeste da BA. Leves acumulados no centro de SC, PR, norte de MG, BA, PI. Moderados no MA, TO. Moderados a fortes no MT, GO, MS, centro e sul de MG, SP. Para o Paraguai o modelo indica acumulados leves.
Em relação a condição do solo, os mapas mais atualizados no USDA (localizados na penúltima página deste comentário), indicam, para a Argentina, seca severa ou em condições piores para grande parte de Buenos Aires, Santa Fe, Entre Rios e sul de Cordoba. Para o Brasil pode-se identificar seca severa ou em condições piores no RS, região sudoeste do MT e oeste do MA.
Nos EUA, o Drought Monitor indica, o longo da semana analisada, encerrada no dia 27/12, uma leve piora (circulado em azul) na região centro-norte de Indiana, leste de Michigan.Não identificamos melhoras significativas nas condições de seca dos EUA.
Nós do Grupo Labhoro desejamos a todos os nossos clientes, colaboradores e amigos, um FELIZ ANO NOVO, que este ano termine em grande estilo e 2023 abra portas para um ano ainda mais próspero!
CBOT não terá o pregão noturno no Domingo (01), permanecendo fechada na segunda-feira (02) e reabrindo na terça-feira (03) as 11:30 (horário de Brasília).