Os mercados agrícolas de CBOT tiveram baixo volume de negociações e pouca volatilidade durante a semana, As principais notícias que influenciaram no mercado essa semana foram:
Aumento de casos de Covid na China, com o país realizando reforços nas vacinações e reduzindo as restrições da política de covid zero;
Contínuos bombardeios russos sobre o território ucraniano, que atingiram principalmente a infraestrutura do porto de Odessa, preocupando o mercado de exportações;
Clima sul americano com baixíssimos níveis de chuvas, continuam a preocupar o mercado em relação a safra de grãos dessas importantes regiões.
Aumento das taxas de juros pelo FED e bancos centrais globais, além de dados econômicos relevantes, reiteraram as preocupações com a recessão.
COMENTÁRIO MID-DAY DE 16/12/22
Commodities agrícolas com fechamento misto hoje, com Soja fechando em alta, Milho inalterado e Trigo em leve baixa.
A mercado apresentou pouco movimento durante o pregão de hoje em decorrência dos baixos volumes de negociações.
A leve melhora no clima previsto para a América do Sul influenciou os futuros em CBOT, em especial com leves chuvas indicadas para a Argentina e para o Rio Grande do Sul. Os contínuos ataques Russos a infraestrutura energética da Ucrânia também segue no radar dos players.
Estima-se que 1/3 do Milho ucraniano ainda não foi colhido, devido a falta de maquinário, combustível, condições climáticas ruins e, mais recente, devido à falta de energia. Também tem sido reportado que a falta de energia tem reduzido a qualidade do Milho dentro dos silos.
O modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica para o Brasil clima seco para grande parte da região sul, sudoeste de SP e sudeste do MS. Leves acumulados em SP, MS, oeste do MT. Leves a moderados no leste do MT, GO, TO, sul do MA, PI, BA e MG.. Para o Paraguai se mantem previsões de clima seco.Na Argentinase mantem as previsões de clima seco, com exceção de chuva leves pontual no dia 24/12 no oeste de Cordoba, San Luis e Santiago del Estero.