Commodities agrícolas em CBOT apresentaram ampla volatilidade durante a semana, com tópicos diplomáticos regendo as cotações semanais, dentre os destaques estão:
Reunião entre Xi JinPing e Joe Biden na Indonésia, onde ambos estabeleceram limites e deixaram claro que deverão estreitar a relação entre os países.
Renovação do corredor do Mar Negro, com especulações no início da semana e renovação concreta na quarta à noite (16/11).
Novos bombardeios Russos em território Ucraniano, depois da retirada de tropas Russas durante a semana passada, deixando mais pessoas sem energia em meio ao inverno que se aproxima.
Preços do petróleo despencaram devido aos elevados níveis de novos casos de Covid na China.
Commodities agrícolas fecham mistas em CBOT, com Soja em alta e Trigo em leve baixa.
O Trigo tornou a cair com notícias de que a Rússia está vendendo o grão a um preço bem mais acessível que o restante do mercado, além disso a redução dos preços FOB da Ucrânia, devido a renovação do acordo, também ajudam a pressionar.
As ofertas FOB de soja brasileira se tornaram mais competitivas esta semana. A demanda e o foco do mercado começam a se deslocar para a América do Sul.
A PRF informou hoje que alguns caminhoneiros voltaram a bloquear rodovias no Brasil, em meio a manifestaçõescontra os resultados das eleições, pedindo também o afastamento dos ministros do TSE e cancelamento das multas aplicadas sobre motoristas que bloquearam as vias anteriormente. Segundo a PRF existem 4 bloqueios totais e 13 bloqueios parciais.
O modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica para o Brasil clima seco para o sul do RS e sudoesnte do MS. Leves acumulados para o norte do RS, PR, MT e MS. Acumulados leves a moderados para o leste de SC, SP, MG, BA, GO, TO, MA e sul do PI . Para a Argentina o modelo indica clima seco para a maior parte do país. Acumulados leves para o centro de Buenos Aires, leste de San Luis, Oeste de Cordoba e noroeste de Santiago del Estero. Para o Paraguai Acumulados leves em Itapua, Caazapa, Caaguazu, Guaira e Paraguari.