Os mercados agrícolas em CBOT tiveram grande volatilidade durante a semana, com movimentos totalmente regrados pelas notícias geopolíticas mais recentes, sendo os principais pontos da semana:
A participação da Rússia no acordo do Mar Negro, que foi suspendida no Sábado (29/10) e, no meio da semana, foi anunciado o retorno da participação do país no acordo, causando maiores incertezas quanto a renovação ou não do acordo no terço final deste mês; Dados e índices financeiros globais, tendo sido o foco principal a decisão de aumento das taxas básicas do Federal Reserve, que colocou as taxas americanas na faixa de 3,75% a 4%; Rumores de mudanças na política chinesa contra a Covid-19, que foram desmentidos na quarta-feira e ressurgiram hoje com a fala do ex-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças;
Commodities agrícolas fecham em alta, com Soja ajustando em forte alta e puxando o Milho e Trigo.
Os futuros de Soja foram fortalecidos pela forte baixa do Dollar Index, que por sua vez foi pressionado pelos dados de emprego que foram divulgados pela manhã. O Index atingiu mínima de US$110,963, com quase 1,80% de baixa.
A Rússia está propondo que o banco agrícola estatal do país (Rosselkhosbank) seja isento das sanções econômicas da OTAN para facilitar as exportações russas de grãos e fertilizantes. A proposta é viável e, caso concretizada, traria uma maior certeza para a renovação do acordo de exportações do Mar Negro.
As tarifas das barcaças nos EUA caíram hoje com o mercado de olho em duas previsões potenciais de sistemas de tempestade, bem como devido a uma demanda de exportação de Milho/Soja reduzida no Golfo.
O modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica para o Brasil clima seco para o norte e extremo oeste do MT, oeste e sul de SP, PR, SC e grande parte do RS. Leves acumulados no centro-oeste do RS, oeste do PR, MS, norte e leste de SP, centro e sudeste do MT, GO, MG, MATOPIBA. Para ao Paraguai o modelo indica acumulados leves a moderados para a região produtora de grãos. Para a Argentina o modelo indica clima seco para o sul de Buenos Aires, sul de Santa Fé e Entre Rios, La Pampa.