Mercados agrícolas em CBOT fecham em baixa, com os futuros de Soja e Trigo alternando como líderes de queda ao longo do pregão.
Os players se mantém atentos aos problemas logísticos nas hidrovias americanas, com foco principal no Rio Mississippi cujo calado já atinge novas mínimas históricas. O preço do Milho FOB no golfo já está sendo negociado 2 dólares acima do preço da América do Sul e o Trigo no golfo está quase 4 dólares acima dos preços do Mar Negro. Estes problemas em conjunto com o crescente custo das ferrovias tem feito o Farelo ficar no mercado interno, derrubando as cotações.
O mercado segue temeroso com a possibilidade de não renovação do acordo de corredor de exportação do Mar Negro OU sobre possíveis restrições de destino para os grãos ucranianos, uma vez que a Rússia segue questionando que os grãos não estão sendo destinados a países pobres e necessitados.
Os prognósticos climáticos para a América do Sul continuam na pauta dos players, principalmente com as recentes indicações de chuvas para a Argentina após o longo período de seca. Ainda gostaríamos de ressaltar que o La Niña se mantém estabelecido, com indicações de clima seco para a Argentina, Paraguai e região sul do Brasil ao longo do final do ano.
Segundo a Reuters, fontes familiarizadas indicam que o governo Biden planeja vender petróleo da Reserva Estratégica dos EUA, visando reduzir os preços dos combustíveis.O anúncio oficial é aguardado ainda esta semana. A venda comercializaria os 14 mi barris restantes da liberação anunciada anteriormente por Biden. O governo também conversou com companhias de petróleo sobre a venda de 26 mi barris adicionais de uma venda ordenada pelo Congresso no ano fiscal de 2023, que começou em 1º de outubro, disse outra fonte. O Departamento de Energia também divulgará mais detalhes sobre a eventual recompra do petróleo.
Em seu relatório semanal, referente ao período de 11 a 17/10, o DERAL-PR, indicou que a colheita do Trigo já totaliza 54 % no estado, contra os 50% da semana passada, as condições atuais do grão são: Ruim 12%, contra 7%; Média 28%, contra 24%; Boa 60%, contra 69%;
Já para a safra 22/23 de Milho paranaense, o plantio já totaliza 78% da área planejada, contra 75% da semana anterior, as condições atuais seguem: Médias 12%, contra 9%; Boas 86%, contra 91%. O plantio de Soja 22/23 já foi realizado em 33% da área planejada, contra 16% na semana passada, as condições atuais são: Médias 3%, contra 2%; Boas 95%, contra 98%;