Commodities agrícolas em forte alta nesta manhã, com o Trigo liderando o rali, seguido pela Soja e Milho.
Os players temem um agravamento da guerra na Ucrânia, principalmente após o ataque de sábado (08) que danificou a ponte sobre o estreito de Kerch e ataques russos de retaliação que atingiram Kyiv e outras cidades ucranianas hoje (10) pela manhã. As opiniões sobre a renovação do acordo do corredor marítimo de exportação são mistas, com alguns acreditando que Putin não permitirá a renovação e outros aliviados com as falas da ONU que fortalecem a renovação do acordo.
A proximidade do relatório de Supply & Demand do USDA também leva os futuros de CBOT a alta, com os players e gestores de fundos se posicionando.Por conta do clima extremante seco, as expectativas são de reduções no rendimento de milho e soja dos EUA.
A China retornou após uma semana de feriado. As expectativas são de que os compradores chineses estejam mais ativos no mercado nesta semana.
Hoje é feriado de Columbus Day nos EUA, CBOT funcionará normalmente, entretanto, os principais relatórios semanais do USDA serão adiados um dia durante toda a semana.
O Boletim Focus, divulgado hoje pela manhã, indica que a expectativa das instituições financeiras é de queda no IPCA este ano, ficando em 5,71%, contra os 5,74% estimados na semana anterior, marcando a 15ª semana consecutiva de queda na projeção. A projeção do IPCA para 2024 caiu de 3,50% para 3,47%. A projeção do PIB fica inalterada em 2,70% de alta para este ano, mas subiu de 0,53% para 0,54% em 2023. A estimativa para o Dólar se mantém estável em R$5,20 para 2022 e 2023. Em relação a SELIC a expectativa para este ano foi mantida em 13,75%, ficando em 11,25% para 2023 e em 8% para 2024.
O IMEA divulgou na sexta (07) a noite o avanço do plantio no MT. Segundo o órgão a Soja já foi semeada em 18,61% da área planejada, ficando levemente abaixo do avanço do plantio no ano passado (que neste período já totalizava 20,31%) e acima da média de 5 anos para o período (10,86%). O órgão ainda não divulgou nenhum relatório em relação ao plantio de milho no estado.