Commodities agrícolas mistas nesta manhã, com a Soja liderando o movimento de baixa e o Trigo em alta.
O mercado agrícola em CBOT está sendo pressionado pela alta do Índice do Dólar, que por sua vez é impulsionado pela baixa dos mercados financeiros mundiais, principalmente com a queda das bolsas europeias, uma vez que as principais bolsa da China estão fechadas devido ao feriado.
Os players voltam seus olhos para a América do Sul com o avanço do plantio do Brasil e as previsões climáticas favoráveis para o início da safra no país e no Paraguai.
As previsões em relação ao fenômeno La Niña indicam um enfraquecimento até o começo de 2023, com o fenômeno podendo retornar à neutralidade em Janeiro/Fevereiro. Entretanto, os prognósticos para a Argentina começam a preocupar o mercado, com os órgãos internos do país alertando sobre a constância da seca.
Não podemos esquecer que o relatório de Oferta e Demanda do USDA está se aproximando, com o mercado esperando que os números tenham um impacto altista nas cotações de CBOT. Amanhã pela manhã a Conab divulga seu 1° Levantamento da safra 22/23 do Brasil.
No Brasil, a Produção Industrial, anual acumulada até agosto, ficou em 2,8%, acima dos 2,3% esperados pelo mercado e do último dado que indicou decréscimo de 0,5%. A produção Industrial, de Agosto frente a Julho, teve decréscimo de 0,6%, em linha com a expectativa do mercado. O PMI Composto do S&P Global, referente a Setembro, veio em 51,9, abaixo do último dado de 53,2. O PMI de do Setor de Serviços S&P Global, referente a Setembro veio em 51,9, abaixo do último dado de 53,9.
Membros da OPEP+ anunciaram cortes de 2 milhões de barris/dia na produção de petróleo após sua reunião de hoje (05). Antes da reunião os EUA haviam se posicionado contra o corte, argumentando que os fundamentos não os apoiam.
O Adido agrícola do USDA em Pequim estimou ontem a safra de Milho da China em 270 mi tons, 4 mi tons abaixo da estimativa oficial do USDA e 2,5 mi tons abaixo da safra do ano passado. O adido citou a redução da área plantada e perdas de produtividade causadas pelo excesso de chuvas na principal área de produção do nordeste da China.