Commodities agrícolas em alta nesta manhã em CBOT, com o mercado buscando recuperar o que perdeu na sessão anterior em um típico “Turnaround Tuesday”.
Os players estão atentos aos números da colheita norte-americana que, vieram abaixo das expectativas do mercado. De acordo com os dados de ontem (26) do Crop Progress do USDA, são 8% de área colhida na soja, contra 11% do esperado, enquanto para o milho, a área está colhida em 12%, contra 13% de expectativa dos Traders.
No Brasil, os estados do sul e sudeste já começaram a realizar a semeadura, mas as chuvas que impulsionaram o plantio de soja no Paraná neste início do ciclo agora prejudicam os trabalhos, que tendem a ficar mais lentos nesta semana por conta da elevada umidade que dificulta a entrada das máquinas nos campos.
O petróleo subiu mais de 1% nesta terça-feira em relação à mínima de nove meses do dia anterior, apoiado por cortes de oferta no Golfo do México antes do furacão Ian e uma ligeira desvalorização do dólar norte-americano. As expectativas dos analistas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, conhecidos como OPEP+, possam tomar medidas para conter a queda dos preços cortando a oferta também deram suporte aos preços.
Analistas privados têm estimado o plantio de soja do Brasil já realizado em aproximadamente 2% da área projetada para o maior produtor e exportador da oleaginosa, em ritmo à frente da média histórica para o período.