Commodities agrícolas fecham mistas, com o Trigo sustentando o movimento de alta observado ontem e ajustando acima dos 9 dólares, enquanto Soja e Milho fecharam em baixa.
O anúncio do Putin convocando os reservistas militares abalou o mercado hoje, alimentando cada vez mais os temores de um agravamento da guerra na Ucrânia.
O FOMC/Fed anunciou hoje, após o término da sua reunião, um aumento de 0,75% a 1,00% nas taxas básicas de juros dos EUA, colocando as taxas americanas na faixa de 3,00% a 3,25%. O anúncio veio em linha com o esperado pelo mercado.
O anúncio pressionou o mercado americano, levando momentaneamente a baixa as cotações dos principais índices americanos.Os futuros de Soja e Milho em CBOT também sofreram mais pressão, após a divulgação do aumento das taxas.
O EIA divulgou hoje os dados referentes aos estoques de energia dos EUA, da semana encerrada no dia 16/09. Os inventários comerciais de petróleo nos EUA, estão em 430,8 mi barris, um aumento de 1,1 mi barris em relação ao último relatório.
Os agricultores argentinos venderam 9,6 mi tons de Soja com a cotação antiga da taxa blue-chip (no período do dia 05 a 19/09). A expectativa do mercado é que o ritmo de vendas reduza significativamente após a mudança da taxa anunciada na última segunda à noite. Deste total cerca de 3 mi tons foram comprados pela China, segundo informações de fontes do mercado.
Conforme dados do Ministério de Agricultura de Manitoba (Canadá), até 20/09, a colheita já foi completada em 40% do estado, aproximadamente 3 semanas atrás da média de 5 anos. Em relação a Canola, 24% das áreas já foram colhidas.
Em Saskatchewan, o Ministério de Agricultura informou que, na semana de 06 a 12/09, 64% das áreas do estado foram colhidas, ficando acima da média de 5 anos de 57% para o período. A Canola já está 39% colhida, o Trigo de Primavera 68% e a Soja 28%.