Mercados agrícolas mistos nesta manhã em CBOT, com soja e milho em leve baixa.
De acordo com o relatório do USDA, divulgado ontem (12), os EUA terão uma safra menor que a esperada, cuja a colheita de soja deve começar nos próximos 10 dias. O foco se volta agora para a produção brasileira, que não pode ter falhas para garantir um início de reestabelecimento das relações de oferta e demanda. Atenções, portanto, sobre o clima para a conclusão da safra norte-americana e o início da brasileira.
O modelo GFS, gerado às 7h, indica para os próximos 10 dias, clima seco para a maior parte do território norte americano, com exceção de chuvas levíssimas previstas para o noroeste de Minnesota e extremo norte de Michigan. O modelo Europeu, gerado pela madrugada, por sua vez, apresenta melhores indicações, com chuvas leves a moderadas para boa parte do Meio-Oeste.
Para o Brasil, o modelo GFS indica clima seco para o RS, grande parte de MG, centro e norte de GO, centro e leste do MT e todo o MATOPIBA. Chuvas leves para o oeste do MT e do MS, sul do GO, extremo oeste de MG, norte de SP, SC. Acumulados moderados previstos para o leste do MS, oeste e sul de SP, todo o PR.
Além disso, os players observam o comportamento da oferta, pois os trabalhadores ferroviários americanos podem entrar em greve, porém, eles devem chegar a um consenso sobre o assunto até quinta-feira (15), quando teremos mais informações que nortearão as cotações em CBOT.
Após dois trimestres seguidos de Produto Interno Bruto (PIB) negativo, o mercado aguarda a tomada de decisão sobre os juros pelo Federal Reserve, pois uma política monetária mais contracionista pode tornar o momento ainda mais complicado. O mercado acompanhou os dados de inflação ao consumidor dos Estados Unidos, que foram divulgados nesta terça-feira (13), possivelmente indicando os próximos passos a respeito da política monetária do Federal Reserve. A estimativa de analistas era de uma queda no IPC mensal de agosto, levando o indicador anual a 8,1%, mas o dado mostrou o anual em 8,3%, dando cobertura para o FED entregar outro forte aumento da taxa de juros na quarta-feira da semana que vem.
As ferrovias dos EUA estão se preparando para uma paralisação no final desta semana, já que os sindicatos e a administração não conseguiram chegar a um acordo.O Smart TD e a Irmandade de Engenheiros/Treinadores são os pontos fracos nas negociações.Eles devem concordar até quinta-feira em adiar uma greve. O Congresso dos EUA pode invocar uma ordem de volta ao trabalho, mas isso pode ser difícil em meio às próximas eleições de novembro. Com o início da colheita nos EUA, os grãos ficariam estrangulados, levando a ofertas desiguais em dinheiro ou algumas empresas saindo completamente do mercado à vista.