Commodities agrícolas fecham em alta, recuperando todas as perdas do pregão de ontem.
O movimento de hoje foi influenciado pela expectativa dos números finais do Pro Farmer, que serão divulgados nesta noite, pela fala do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e também pelos rumores de novas compras de Soja americana e brasileira pela China.
Em sua fala, Powell enfatizou que a economia dos Estados Unidos precisará de uma política monetária rígida “por algum tempo” antes que a inflação esteja sob controle, fato que impactará em um crescimento mais lento, mercado de trabalho mais fraco e “alguma dor” para as famílias e negócios.
Segundo fontes consultadas pela Reuters, algumas autoridades do Banco Central Europeu querem aumentar em 0,75% a taxa de juros na reunião de política monetária de setembro, no dia 8 de setembro.
As cotações do petróleo seguiram a tendência de queda nesta sexta-feira, após comentários do Powell, chair do Fed, indicar que não há cura rápida para a inflação, bem como as conversas sobre um forte aumento nas taxas do BCE, o que também ajudou a impulsionar as preocupações com a demanda mundial.
Conforme divulgado pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires ontem, a colheita do Milho se encerrou, e o plantio do Trigo argentino, já está concluído.
A Comissão Europeia reduziu em 10% a estimativa da safra 2022/23 de Milho europeu, prevista agora em 59,3 mi tons.
Apesar da guerra estabelecida na Ucrânia, o Ministério da Agricultura do país informou que 98% da área de Trigo já foi colhida, atingindo um total de 18,8 mi tons.