Commodities agrícolas com fechamento misto em CBOT, com Trigo ajustando em leve alta, após se recuperar da queda observada pela manhã.
As cotações de Soja permaneceram voláteis e no final cederam com tomada de lucros pelos fundos de investimentos. Também são previstas temperaturas mais brandas para essa semana, devido às chuvas do final de semana, que devem atingir máximas médias de 28/30°C. No entanto, temperaturas altas, acima de 38°C, ainda se concentram nas planícies do oeste, atingindo também o oeste de Iowa e noroeste do Missouri. A partir de sábado (13), temperaturas acima de 40°C estão previstas em Iowa, e, acima de 35°C em Minnesota, oeste do Missouri e Arkansas.
Os prognósticos climáticos continuam influenciando diretamente o mercado. Os modelos GFS e Europeu começam mais uma semana em discordância em suas previsões, com o Europeu sendo mais otimista ao indicar chuvas para as planícies do norte.
O Dólar frente ao Real se manteve em queda ao longo desta tarde. Esse movimento, observado ao longo do pregão, foi desencadeado por entradas de recursos nos mercados brasileiros, diante da expectativa de parada na altas dos juros pelo BC, disseram alguns analistas financeiros.
O USDA divulgou hoje (08), os dados das inspeções de exportações semanais. Soja e Trigo vieram acima das estimativas de mercado, enquanto Milho veio abaixo, os números seguem: • 867,50 mil tons de Soja, estimativas de 300 a 750 mil tons; • 555,62 mil tons de Milho, estimado de 0,7 a 1,15 mi tons; • 603,55 mil tons de Trigo, estimado de 250 a 550 mil tons;
A produção de Trigo russo deve atingir 95 mi tons, conforme a consultoria agrícola IKAR, relativamente acima do previsto anteriormente, de 90,5 mi tons.
O calado do Rio Reno reduziu novamente na Alemanha dificultando o transporte dos produtos até os portos no norte do país.
Na Sexta-feira (05), o ministro da Agricultura da Rússia, Dmitry Patrushev, afirmou que o ritmo de colheita está atualmente mais lento devido às questões climáticas e falta de peças de reposição para equipamentos agrícolas estrangeiros.