Mercados agrícolas mistas nesta manhã. Mais três navios de milho deixaram os portos da Ucrânia e estão indo para o posto de Istambul, enquanto um navio está indo para Odessa para atracar e carregar grãos.
As margens de esmagamento estão ruins na China, com a indústria parando de moer, atingindo seu nível mais baixo em 1 ano.
A reação do mercado ontem (04), se deu pela combinação de compras de soja pela China esta semana. Foram 20 navios, sendo 12 do Brasil para embarque em setembro, clima, situação instável da economia argentina e o enfraquecimento do dólar.
Além disso, o mercado ficou altamente volátil em CBOT, com os fatores fundamentais, geopolíticos e macroeconômicos, dando espaço para grandes variações nas cotações.
Hoje, o USDA divulgou vendas extras de 132 mil toneladas de soja da safra 2022/23 para China e 132 mil toneladas de soja da safra 22/23 para destino desconhecido.
O crescimento do emprego nos EUA acelerou inesperadamente em julho, contrariando as preocupações de que a alta da inflação de preços e as taxas de juros estariam atingindo a demanda por mão de obra na maior economia do mundo. De acordo com o Departamento do Trabalho, as folhas de pagamento não-agrícolas aumentaram em 528k durante o mês, contra o número revisado de 398k em junho. Os analistas esperavam que a leitura caísse para 250k. A taxa de desemprego também caiu ligeiramente para 3,5%, de 3,6%.
O Ministério da Agricultura da França baixou sua estimativa de projeções de trigo mole/milho durante a noite.
Kyiv pediu que o acordo de passagem segura fosse estendido para outras cargas, como metais. O Kremlin disse que uma extensão do acordo de exportação para incluir metais só poderia ser alcançada se estivesse ligada à retirada das restrições aos produtores de metais russos.