Commodities agrícolas em alta nesta manhã, com Trigo se destacando.
O mercado seguiu adicionando o prêmio clima ao longo do pregão, devido as previsões de clima seco para os EUA ao longo de julho, entretanto, os futuros de Soja chegaram a ser cotados em baixa ao longo da noite, devido à expectativa de que o relatório das vendas semanais traria um cancelamento de Soja.
O relatório trouxe cancelamento da safra velha de Soja e de Milho, colocando as vendas semanais em -160 mil tons e -66,6 mil tons respectivamente. Entretanto, mesmo com esses números, o mercado reabriu em alta.
O relatório de emprego (Payroll) não-agrícola dos EUA, referente a junho, veio 381 mil, acima da expectativa de mercado. A Taxa de Desemprego nos EUA, referente a junho, se manteve em 3,6%.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE agora pela manhã, a inflação medida pelo IPCA atingiu 0,67% em junho, contra a alta de 0,47% observada em maio, chegando a 11,89% em 12 meses. Na variação anual, a taxa foi de 12,04%. O indicador veio levemente abaixo das expectativas dos analistas e mercado, que era de uma inflação mensal de 0,70% e de 11,90% em 12 meses, entretanto, indicou uma aceleração em relação ao mês anterior.
O Boletim Focus, divulgado hoje pelo BC, coloca a taxa básica de juros Selic em 13,75% até o final deste ano, e, em 10,50% para 2023. Em relação ao PIB brasileiro, a estimativa de crescimento neste ano é de 1,51%, leve aumento de 0,01% em relação a semana passada. Já para 2023, a pesquisa manteve uma projeção de expansão de 0,50% da economia, pela segunda vez consecutiva.
O índice global dos preços dos alimentos, elaborado pela FAO, caiu em 2,3% em junho, sendo o terceiro declínio mensal consecutivo após atingir uma alta recorde em março.
O déficit comercial agrícola americano aumentou em maio quando comparado em abril.
A colheita de trigo francês atingiu 14% até segunda-feira (04), contra 5% da semana anterior.