Commodities agrícolas em baixa nesta manhã (01), com os futuros de milho e trigo trabalhando levemente em alta até a reabertura, quando foi pressionado pelas notícias do mercado, seguindo seu curso de baixa.
A soja ampliou as fortes perdas de ontem, o que foi uma surpresa após o declínio da acreagem de soja nos EUA. Essa pressão sobre o grão pode ser respondida a partir da premissa do medo da recessão no mundo, devido ao aumento das taxas de juros pelos Bancos Centrais e também ao balanço da nova safra dos EUA que está excepcionalmente apertado.
Os players continuam de olhos bastante atentos ao clima norte americano, o que tem dado bastante suporte aos preços das commodities em CBOT.
O dólar abriu em forte alta contra o real nesta sexta-feira (01), chegando à marca de 5,3089 reais, com investidores reagindo à aprovação pelo Senado na véspera de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um estado de emergência para ampliar e criar novos auxílios sociais, enquanto temores internacionais de recessão colaboravam para a busca por segurança.
Os preços do petróleo subiram 2% na sexta-feira (01), uma vez que as interrupções da oferta na Líbia e as esperadas interrupções na Noruega compensaram as expectativas de que um abrandamento econômico poderia diminuir a procura.
O plantio de trigo atingiu 60% das áreas no Rio Grande do Sul, avanço de 3% no comparativo semanal, em meio a atrasos causados pelo excesso de chuvas no segundo maior Estado produtor do país, disse ontem (30) a Emater-RS.
A UE cortou sua estimativa de safra de trigo em 5,4 MMTs para 125,0 MMTs (excluindo o trigo durum) devido ao clima quente/seco durante junho e resultados mais baixos de colheita inicial.
A greve dos caminhoneiros argentinos terminou na noite de ontem (30), depois que alguns sindicatos incomodados com a falta de diesel e os preços chegaram a um acordo para suspender o protesto de uma semana em torno do principal porto de Rosário, que deve ajudar o fluxo de grãos para exportar. Alguns protestos, no entanto, podem continuar, já que alguns grupos menores de caminhoneiros não estavam envolvidos no negócio, mas certamente não impactará como antes.
O índice de manufatura Caixin/Markit (PMI) subiu para 51,7 em junho, a primeira expansão do setor fabril da China em quatro meses e o crescimento mais rápido em 13 meses.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que a Rússia ainda é um produtor e fornecedor confiável de grãos, fertilizantes e energia, disse o Kremlin nesta sexta-feira.