Commodities agrícolas em alta em CBOT nesta manhã (16). O mercado acompanha as altas fortes do trigo, que abriu a semana no limite de alta dada as restrições das exportações pela Índia, fundamento que domina os preços nesta segunda-feira.
O clima adverso que vem castigando as lavouras não é exclusividade da Índia, mas também de outros países produtores como Paquistão e Bangladesh. Devemos lembrar que não é preciso ter confirmado muita diminuição de oferta para desencadear uma preocupação real com a segurança alimentar em meio a estoques apertados e demanda crescente.
Além disso, o clima no Corn Belt também é parte fundamental do mercado. Os mapas mostram a volta das chuvas apenas no fim de semana que favorecem o plantio, entretanto, passam a preocupar novamente os produtores. Já as previsões meteorológicas para a Europa mantêm algumas chuvas leves e necessárias na Alemanha e na Polônia, mas ainda continua prevendo que a seca permaneça na França, que produz 31% do trigo da União Europeia, ou seja, 42,3 milhões de toneladas, o que pode complicar ainda mais a oferta da commodity.
O dólar iniciou em alta nesta segunda-feira, mas se mantém abaixo dos 5,10 reais.
A atividade econômica chinesa caiu em abril deste ano, com os bloqueios do COVID-19 que afetaram fortemente o consumo, a produção industrial e o emprego, aumentando os temores de que a economia pudesse encolher no segundo trimestre.
A UE diz necessitar de mais alguns dias para chegar a um acordo sobre um sexto pacote de sanções contra a Rússia, disse nesta segunda-feira a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.
As condições climáticas para o desenvolvimento das safras de primavera e inverno da Ucrânia se mostraram satisfatórias no início de maio e a maioria das safras está em condições boas ou satisfatórias, disse a consultoria APK-Inform nesta segunda-feira.
Os preços do trigo atingiram seu nível mais alto em mais de dois meses nesta segunda-feira (16), com a decisão da Índia no fim de semana de impor uma proibição de exportação, alimentando ainda mais os temores de uma crise global de alimentos.
Tropas ucranianas contra-atacando forças russas no nordeste do país os expulsaram da cidade de Kharkiv e avançaram até a fronteira com a Rússia, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira que a Rússia está seguindo de perto os desdobramentos das candidaturas da Finlândia e da Suécia para aderir à OTAN.