Commodities agrícolas fecham em alta. O mercado foi guiado, principalmente, pelas notícias da reunião do Conselho de Segurança da ONU que aconteceu nesta tarde. Nela, representantes de diversos países condenaram as ações das tropas russas na cidade de Bucha, mesmo após o presidente russo afirmar que as tropas já haviam se retirado do local dias antes. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, apelou novamente para os países ajudarem com mais sanções à Rússia, e, ainda disse que a ONU não está fazendo sua parte para promover a paz.
Novas rodadas de negociações entre Rússia e Ucrânia ainda estão para acontecer, porém, um acordo está longe de ser afirmado. Ambos os presidentes se recusam a realizar um encontro presencial.
O DERAL atualizou hoje (05) a situação das lavouras do Paraná. Segundo o órgão 88% da área de Soja já foi colhida, um avanço de 5% da semana passada.
De acordo com a Bolsa de Comércio de Rosário, a produção de soja 21/22 na Argentina está estimada em 40 mi tons.
A Associação Ucraniana de Grãos pediu, por meio de comunicado via e-mail, que o governo retire as restrições de exportação do Trigo.
O Ministério da Agricultura da Ucrânia sugeriu que os agricultores plantem culturas com maior valor de mercado e menor volume de colheita por hectare, para facilitar as entregas.
O vice-presidente da Associação de Produtores de Batata da Ucrânia, Nick Gordiichuk, disse em entrevista que, mesmo se a guerra parasse hoje, não existe previsão de quando os produtores conseguiriam preparar a terra e realizar o plantio.
Ainda em seu discurso no Conselho de Segurança da ONU, Zelensky disse que “não há crimes que a Rússia não tenha cometido”.
A Alemanha afirmou ontem que seu órgão regulador de energia irá assumir controle da Gazprom Germania, empresa que está sendo abandonada pela russa Gazprom.