O mercado agrícola em CBOT fecha a sessão de hoje em baixa. Soja foi o destaque do movimento de queda, seguida por trigo e milho.
Alguns fatores pressionaram as cotações da oleaginosa no pregão de hoje, como a realização de lucros, um movimento normal em se tratando de final de mês, condições climáticas na América do Sul, com os modelos climáticos apresentado um bom volume de chuvas para a região produtora brasileira, pressão dos mercados derivados, com o farelo fechando o dia em baixa de quase 16 dólares, e um relatório semanal de inspeções nos EUA que ficou abaixo das expectativas.
As condições boas/excelentes do milho 23/24 encerraram em 53%, em linha com as condições finais do ano passado. A colheita do milho já foi realizada em 71% das áreas, um avanço de 12 p.p. em relação à semana anterior e atraso de 3 p.p. frente ao ano passado.
Em relação à soja (23/24) as condições boas/excelentes encerraram em 52%, 5 p.p. abaixo das condições finais do ano passado. A colheita da soja já foi realizada em 85% das áreas, um avanço de 9 p.p. entre semanas e 2 p.p. de atraso frente ao ano passado.
As condições boas/excelentes do trigo de inverno vieram em 47%, o mercado projetava as condições em 47%. A semeadura do trigo de inverno foi realizada em 84% das áreas, 2 p.p. abaixo do ano anterior.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica precipitações para a maior parte da região produtora do Brasil. Acumulados moderados de chuvas foram indicados para SC, PR, norte do RS, extremo sul do MS, sudeste de SP, centro-leste de MG, TO, oeste da BA, nordeste de GO, extremo sul do PI e do MA e norte do MT.Acumulados fortes e pontuais foram previstos para oeste de SC, noroeste da BA e leste de MG.Clima seco foi previsto para o norte do MS, leste da BA e PI e norte do MA. Para o restante da região produtora do paísestá previsto acumulados leves de precipitações.
Para a Argentina, o modelo GFS indica clima seco para a maior parte de sua região produtora. Acumulados leves de chuvas foram indicados para Buenos Aires, sul de Córdoba, nordeste de La Pampa, sul de Entre Rios e de Santa Fé. Acumulados moderados foram indicados apenas para o norte de Buenos Aires.
Para o Paraguai,foram previstos acumulados moderados de chuvas para a maior parte da sua região produtora.Acumulados leves foram previstos apenas para Neembuco.