Mercado agrícola em baixa em CBOT, em um típico dia de ‘Turnaround Tuesday’.
As cotações do Trigo se destacam em meio ao movimento de baixa, pressionadas pela fala da vice-primeira-ministra russa, Viktoria Abramchenko, que informou que o país está considerando abolir sua cota máxima de exportação de grãos. A Rússia geralmente limita suas exportações com cotas máximas de exportação, definidas em meados de fevereiro e até o final de junho com base nos suprimentos.
A maioria dos sindicatos ferroviários americanos votou pela rejeição do acordo trabalhista provisório intermediário em setembro pelo governo. A rejeição culmina em um novo período de negociação que se encerra em 19/11, ameaçando o começo de uma greve trabalhista. A notícia, em conjunto com as altas taxas de frete de barcaças devido ao baixo calado do Rio Mississippi, abalam fortemente o mercado.
A China retornou da sua semana de feriado com anúncios de bloqueios em 36 cidades devido a sua política Covid-Zero. As autoridades estão realizando testes em massa nas principais cidades.
O Bureau de Meteorologia do governo australiano, em relatório sobre o La Niña indica que o fenômeno diminuirá ao longo do final do ano, após atingir seu picoem Novembro, com retorno as condições neutras, segundo o indicador ENSO, no início de 2023.
O IBGE divulgou hoje o IPCA de Setembro com decréscimo de 0,29%, o que contabiliza o terceiro mês de deflação, levemente acima da expectativa do mercado que era de um decréscimo de 0,34%. Em Setembro/21 o IPCA apresentou acréscimo de 1,16%. No acumulado do ano o índice apresenta alta de 4,09% e nos últimos 12 meses 7,17%.
Ontem (10) a noite a Conab divulgou seu relatório de Progresso de Safra, referente ao período de 02 a 08/10. A colheita do Trigo (safra 2022) já foi realizada em 25,5% das áreas, sendo dada como encerrada em GO, MG, BA e no MS. O plantio do Milho já totaliza 27% da área projetada, um avanço Inter semanal de 4,3%. Os estados mais avançados são o RS (71%), PR (67%) e SC (60%). A semeadura da Soja já totaliza 11% da área projetada, um avanço de 6,4% da última semana. Os estados mais avançados segundo o órgão são o MT (22,3%), MS (17%), SC (16,7% e PR (15%).