Commodities agrícolas mistos nesta manhã em CBOT, com Soja iniciando um processo de recuperação das quedas apresentadas sexta (30/09).
O mercado ainda está digerindo os números dos relatórios dos Estoques Trimestrais e de Pequenos Grãos, ao mesmo tempo que os players começam a se preparar para o próximo Supply & Demand do dia 12/10, com os grãos apresentando estoques apertados, enquanto a Soja segue com um pouco mais de folga para ajustes posteriores.
O mercado de energia foi pego de surpresa com rumores de que os membros da OPEP+ estão considerando realizar um GRANDE corte na produção, noticia que levou as cotações de petróleo para a alta e, consequentemente, fortaleceu todo o mercado de energia.
A China impôs novas restrições em relação a exportação de amido de Milho, visando combater as crescentes pressões inflacionárias. A publicação oficial também mencionou uma escassez de Milho.
Devemos ressaltar que a China esta fechada durante toda a semana, devido ao Dia Nacional da China.
O USDA divulgou hoje pela manhã vendas extras de 110 mil tons de Soja safra 22/23 para Destino Desconhecido.
Na Zona do Euro o PMI Industrial de Setembro veio em 48,4, levemente abaixo da expectativa do mercado de 48,5 e abaixo do último dado de 49,6.
O Boletim Focus do BC brasileiro manteve pela décima quarta semana consecutiva uma projeção de queda do IPCA e elevação do PIB para este ano. Segundo as instituições financeiras consultadas, a expectativa para o IPCA deste anopassou de 5,88% há uma semana para 5,74%,enquanto a projeção do PIB subiu de 2,67% para 2,70% em 2022 e de 0,50% para 0,53% em 2023. A estimativa para o dólar está estável há dez semanas, com cotação prevista em R$ 5,20 para 2022 e 2023. Para 2024, a previsão é de R$ 5,10.
O Dólar apresenta forte queda frente ao Real nesta manhã, com as cotações influenciadas pelo resultado da eleição presidencial do Brasil. O mercado esperava que o Lula conseguisse a reeleição no primeiro turno, entretanto, com o segundo turno a bolsa brasileira respondeu positivamente, com os principais índices tornando a alta.
A forte alta do petróleo, em conjunto com a melhora dos Índices das Bolsas Americanas, também auxiliaram no enfraquecimento da moeda norte-americana.