Mercados agrícolas fecham em alta, com Trigo sendo o carro chefe e Soja ajustando em leve alta após trabalhar em baixa na maior parte do pregão.
Os players fizeram Spreads comprando Soja e Trigo e vendendo Milho em determinados momentos, influenciados pelo avanço da colheita nos EUA e pelas diferentes estimativas de rendimento reportadas pelos agricultores.
O movimento de baixa da Soja ao longo do dia foi influenciado pelos baixos níveis do Rio Mississippi e crescentes custos das embarcações, e também pelas renovadas preocupações em relação a demanda Chinesa, principalmente após o Banco Mundial reduzir ontem (27) as suas estimativas para o crescimento da China.
O Banco Mundial (BM) reduziu ontem (27) sua previsão para crescimento da China em 2022, colocando o crescimento do país em 2,8%, bem abaixo dos 4,3% estimados em Junho. Para 2023 o BM estima que o país cresça 4,5%. Ao mesmo tempo, a projeção é de que a região do leste da Ásia e do Pacífico (fora da China) acelere neste ano (2022), para um crescimento de 5,3%. Para o Banco, os países da região se recuperaram mais rápido dos efeitos da pandemia de covid-19 e elevaram suas exportações, enquanto a China perdeu força por contas das medidas contínuas para conter o vírus, que incluíram vários lockdowns.
Hoje pela manhã o IBGE divulgou que o IPP de Agosto apresentou queda de 3,11% frente a Julho, contabilizando a maior queda da série histórica do índice. Com isso o IPP acumula 7,91% no ano e 12,16% em 12 meses.
O EIA divulgou hoje os dados referentes aos estoques de energia dos EUA, da semana encerrada no dia 23/09.Os inventários comerciais de petróleo nos EUA, estão em 430,6 mi barris, uma redução de 200 mil barris em relação ao último relatório, permanecendo 2% abaixo da média de 5 anos. O mercado esperava uma redução de 443 mil barris nos estoques.