Commodities agrícolas fecham levemente pressionadas em CBOT nesta tarde (15), apenas com os futuros de milho e farelo no campo positivo. Este movimento foi influenciado principalmente pelo anúncio, da maior elevação desde 1994, da taxa de juros dos EUA, o que sinaliza uma desaceleração da economia. No Brasil, o Copom divulgará sua decisão hoje às 18h, com um aumento esperado de 0,50%, indo para 13,25% a taxa Selic.
O FED anunciou em comunicado nesta quarta-feira (15) a elevação da taxa de juros dos EUA para a faixa 1,50% a 1,75%, uma alta de 0,75%, em linha com estimativas do mercado. É o maior aumento do FED em 28 anos. A decisão não foi unânime, pois Esther George, preferiu nesta reunião aumentar apenas em 0,50%. Todos os membros do Federal Reserve apostam que a taxa de juros vai encerrar 2022 acima de 3%. As expectativas pioraram na última semana após a divulgação dos dados de inflação acima do esperado na sexta-feira (10).
O EIA divulgou hoje os dados referentes aos estoques de energia dos EUA, da semana encerrada no dia 10/06. Os inventários comerciais de petróleo nos EUA, excluindo a reserva estratégica, estão em 418,7 mi barris, 2,0 mi barris a mais em relação ao último relatório.
Os preços do petróleo caíram 1% nesta quarta-feira devido às preocupações com a demanda por combustível e o crescimento econômico global antes de uma grande alta esperada nas taxas de juros pelo Federal Reserve, já que a produção de petróleo dos EUA atingiu níveis pré-pandemia.
O Ministério da Economia dos Emirados Árabes impôs uma moratória à exportação de trigo e farinha de trigo originários da República da Índia por um período de quatro meses a partir de segunda-feira (13).
Segundo a Interfax, a Rússia exportou nesta temporada 42,6 milhões de toneladas de grãos, isso deixa 1,46 milhão de toneladas de grãos, incluindo 576 mil toneladas de trigo para exportar dentro da cota até o final de junho.