As commodities agrícolas encerraram o dia mistas em CBOT, com soja em forte alta, impulsionada pelo movimento do óleo de soja, enquanto milho e trigo ajustaram em leve baixa. A Reuters noticiou que o governo dos EUA planeja anunciar a política de biocombustíveis até o início de março, com fontes consultadas apontando a faixa de 5,2 a 5,6 bilhões de galões para biocombustível, próximo das projeções de mercado. As fortes vendas semanais também fortaleceram as cotações. No aspecto climático, as previsões seguem boas para o Brasil e região norte da Argentina, com clima seco predominando no centro e sul da Argentina.
A Bolsa de Chicago terá um final de semana estendido devido ao feriado em homenagem a Martin Luther King Jr na segunda-feira (19). CBOT estará fechada na próxima segunda, reabrindo com o pregão noturno as 21h (horário de Brasília).
O NOPA informou que o esmagamento de soja nos EUA alcançou 224,991 mil bushels em dezembro/25, acima das projeções de mercado, configurando o segundo maior volume mensal já registrado e crescimento de 8,9% frente a dezembro de 2024, enquanto os estoques de óleo de soja somaram 1,642 bilhão de libras, abaixo das expectativas, mas no maior patamar desde maio de 2024 e 33% superiores aos do mesmo mês do ano anterior.
A primeira estimativa da Bolsa de Comércio de Rosário indica produção recorde de milho na Argentina em 62 milhões TM, apesar da redução do potencial produtivo provocada por estresse hídrico e onda de calor no centro-sul da região pampeana, com perdas estimadas entre 10% e 20%, sendo o cenário recorde sustentado pela área total de 9,75 milhões de hectares e pelas chuvas previstas.
Ainda segundo a Bolsa de Comércio de Rosário, a semeadura da soja na Argentina foi concluída com área confirmada de 16,4 milhões de hectares, enquanto o déficit hídrico e as altas temperaturas passaram a afetar lavouras no centro-sul da região pampeana, mas as previsões de chuvas sustentam expectativa de recuperação e possibilidade de superar a projeção inicial de 47 milhões TM, ao passo que a colheita de trigo confirma produção recorde de 27,7 milhões TM.
A FranceAgriMer revisou levemente para baixo sua projeção de exportações francesas de trigo soft fora da União Europeia em 2025/26 para 7,50 milhões TM, mantendo ainda um volume mais que o dobro do registrado em 2024/25, enquanto elevou a estimativa de embarques dentro do bloco para 7,51 milhões TM, sinalizando maior competitividade do trigo francês no mercado intrabloco.
Para os próximos 10 dias, o modelo GFS desta tarde indica no Brasil acumulados leves em SC, sul do PR, partes de SP, MS, sudoeste do MT e áreas do RS, volumes moderados em grande parte do PR, SC, MT, TO, MA, PI, BA, MG e GO, e acumulados fortes concentrados no sul e oeste de MG, sul e nordeste de GO e leste do MT.
O modelo GFS desta tarde reduziu significativamente as chuvas previstas para o centro e sul da Argentina, indicando para os próximos 10 dias acumulados leves em áreas de Entre Rios, Santa Fe, Córdoba, Santiago del Estero, La Pampa e Buenos Aires, e volumes moderados restritos ao norte de Santa Fe e ao centro-sul de Santiago del Estero.