Cotações agrícolas ajustam em queda em CBOT, com soja e milho apresentando forte baixa, enquanto os futuros de trigo alternaram entre a estabilidade e leve baixa. A soja atingiu novas mínimas de 52 dias, com os contratos março e maio se aproximando de um forte suporte. O mercado foi pressionado pela queda da bolsa chinesa, principalmente pela queda nas cotações de farelo no país, com os suinocultores começando a optar por outras fontes de ração mais baratas.
A ausência do gigante asiático no mercado internacional preocupa os investidores, que já estão com os nervos a flor da pele devido ao encerramento do mês e proximidade com o primeiro dia de entrega dos contratos de CBOT março.
O Crop Tour da Labhoro visitou hoje as áreas do leste de La Pampa, viajando em seguida sentido ao centro de Buenos Aires. O leste de La Pampa apresenta solo um pouco seco, entretanto, as lavouras de soja estão em boas condições. O centro de Buenos Aires, que recebeu chuvas na semana passada, apresenta boa qualidade das lavouras e solo com boa umidade. Apesar disto novas chuvas são necessárias para concretizar a produção, uma vez que as lavouras se encontram em floração e enchimento de vagens. Após chegar no centro de Buenos Aires, nossa equipe está se deslocando ao norte, sentido Rosário, no sul da província de Santa Fé.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica para a próxima semana acumulados leves na maior parte de SC, SP, MT, GO, centro-leste do PR, sul de TO, uma porção de MG e BA. Acumulados moderados no MA, leste do MT e PR, noroeste de MG e BA, nordeste de GO, norte e sul do PI. Clima seco no RS, oeste de SC, PR, SP e MG, sul de GO e maior parte de MS. Para o dia 29, previsão de acumulados leves a moderados prevalecerem no Brasil, com exceção do oeste de MG, sul de GO, oeste e leste de MS, noroeste de SP, nordeste de MG que tendema clima seco. Prevê também para MA e norte do PI acumulados fortes. Nos próximos 10 dias, acumulados leves a moderados tendem a aparecer em todos os estados brasileiros, com volumes acima de 100 mm no MA e PI.
Para a Argentina, está previsto acumulados leves somente em Córdoba e Santiago del Esteronos próximos 7 dias. Dia 02 de março, prevê acumulados leves para Córdoba, La Pampa, sul de San Luiz, sudoeste de Buenos Aires e acumulados leves a moderados na maior parte de Santiago del Estero e norte de Santa Fé. Para o Paraguai, está previsto acumulados leves para toda a região produtora nos próximos 10 dias.