O mercado agrícola em CBOT fecha o pregão de hoje em alta, com soja liderando o movimento em forte alta, seguida de trigo em leve alta e milho inalterado. A falta de chuvas nas previsões para os próximos 10 dias na região produtora argentina e no RS contribui para a alta da oleaginosa, mas em contra ponto, o posicionamento de vendas por parte dos gestores de fundos freou o movimento e alta.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica para os próximos 5 dias, acumulados leves a moderados de chuva para o PR, MT, MG, BA e TO, oeste do MS, sul de MA, centro e sul do PI. A partir do dia 30, acumulados fortes se espalham em boa parte centro e leste do país, abarcando os estados de MG, TO, BA e norte e centro de GO. Já para o dia 01, previsão de acumulados fortes se espalharem em regiões pontuais como TO, MG, norte de GO e acumulados moderados em toda a região sul do Brasil, exceto RS, onde aparecem somente no norte do estado.
Para a Argentina, previsão de clima seco persiste para toda a região produtora para os próximos 10 dias.
O Paraguai apresenta nos próximos 7 dias clima seco, indicando chuvas com acumulados leves para o dia 30 no leste do país, abrangendo os estados de Alto Paraná, Itapúa, Caanzapá, Guairá, Caaguazú e Canindeyu.
O modelo Europeu prevê, para os próximos 10 dias, maiores áreas de acumulados fortes a extremamente fortes para TO, leste e norte de MG, norte de GO e de MT, e oeste da BA, além de maiores acumulados para SC e PR, em comparação ao modelo GFS.