Commodities agrícolas fecham o pregão de hoje em baixa, com trigo em baixa, milho em leve baixa e soja ajustando inalterada, recuando após trabalhar em alta durante o pregão. O volume de ordens foi alto hoje, conforme os investidores ajustavam suas posições antes dos relatórios de Supply & Demand e dos estoques trimestrais na tarde de amanhã (12).
Para o relatório do Supply, o mercado projeta a soja brasileira em 156,26 mi TM e a soja argentina em 48,87 mi TM, contra, respectivamente, 161 mi TM e 48 mi TM do relatório anterior. O milho brasileiro é visto em 125,3 mi TM, contra 129 mi TM, e o milho argentino em 54,7 mi TM, contra 55 mi TM. Para os dados dos EUA, o mercado prevê somente pequenos ajustes.
Nós da Labhoro estamos em linha com as expectativas do mercado para o Supply & Demand, e achamos que o USDA tende a ser mais conservador em seus cortes, vindo com um número um pouco mais um pouco menos de 155 mi TM para soja, reduzindo as estimativas de produção ao longo de vários relatórios. Entretanto, considerando as condições atuais, a Labhoro mantém sua previsão para o final da safra de soja brasileira na faixa de 147 a 150 mi TM.
Os estoques trimestrais dos EUA são esperados em 12,05 bi bu para o milho, contra 10,81 bi bu no relatório de Jan/2023, 2,97 bi bu para a soja, contra 3,02 bi bu no relatório de Jan/2023e 1,38 bi bu para o trigo, contra 1,31 bi bu no relatório de Jan/2023.No relatório de estoques trimestrais de setembro, os estoques eram vistos 1,36 bi bu de milho, 264 mi bu de soja e 1,78 bi bu de trigo.
Ressaltamos que teremos um final de semana estendido para CBOT, devido a comemoração do feriado de Martin Luther King na segunda-feira (15), com a bolsa reabrindo somente as 22h (Horário de Brasília) do dia 15.
O modelo GFS, gerado nesta tarde,indica para a próxima semana acumulados leves a moderados para toda a região centro-oeste, região sul, SP, centro-oeste de MG, TO, MA e PI, eacumulados fortes para extremo oeste do RS e leste de SC. A partir do dia 20,acumulados fortes foram previstos para sul de MG, eacumulados leves para oeste da BA.
Para esta semana na Argentina, o modelo GFS prevê acumulados leves a moderados para Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, norte de La Pampa, noroeste de Buenos Aires e nordeste de San Luiz, eacumulados fortes para norte de Entre Rios. A partir do dia 20,acumulados leves foram indicados para centro-norte de Buenos Aires, e para o dia 21,acumulados fortes estão previstos para Entre Rios.
Para o Paraguai, está previsto clima seco para toda a região produtora para os próximos 10 dias.
O modelo Europeu indica, para os próximos 7 dias, acumulados mais fortes no RS, maiores áreas de acumulados moderados em SP, PR, MS e MT, e menores volumes de chuvas no TO, MA e PI, em comparação ao modelo GFS. Para os próximos 10 dias, o modelo Europeu segue indicando maiores acumulados para SP, PR, MS e MT, acumulados fortes no centro e leste de RS e leste de SC, e menores acumulados no MATOPIBA.