Cotações agrícolas ajustam mistas em CBOT, com milho e trigo próximo a estabilidade, enquanto soja encerra o pregão em queda. Os cortes de produção por parte da Conab vieram próximos as expectativas do mercado, o que não afetou as decisões dos players em CBOT que seguem focados no total da produção da América do Sul e aguardam maiores dados da produção global no relatório de Oferta e Demanda de sexta (12).
O USDA irá divulgar os relatórios de Supply & Demand e dos estoques trimestrais na tarde de sexta-feira (12). Para o relatório do Supply, o mercado projeta a soja brasileira em 156,26 mi TM e a soja argentina em 48,87 mi TM, contra, respectivamente, 161 mi TM e 48 mi TM do relatório anterior. O milho brasileiro é visto em 125,3 mi TM, contra 129 mi TM, e o milho argentino em 54,7 mi TM, contra 55 mi TM.
Os estoques trimestrais dos EUA são esperados em 12,05 bi bu para o milho, contra 10,81 bi bu no relatório de Jan/2023, 2,97 bi bu para a soja, contra 3,02 bi bu no relatório de Jan/2023e 1,38 bi bu para o trigo, contra 1,31 bi bu no relatório de Jan/2023.No relatório de estoques trimestrais de setembro, os estoques eram vistos 1,36 bi bu de milho, 264 mi bu de soja e 1,78 bi bu de trigo.
O modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica para a próxima semana acumulados leves a moderados para toda a região centro-oeste, TO, MA, PI, centro-oeste de MG, SP, PR, oeste de SC e RS, além de acumulados fortes e pontuais para sul de MG e extremo oeste de RS. A partir do dia 18, acumulados moderados se espalham pelo MT, RS, SC e sul do PR. Para o dia 20, acumulados fortes estão previstos para sul de MG, leste de SP e norte do RS. ¼
Para a próxima semana na Argentina, estão previstos acumulados leves a moderados para San Luiz, Entre Rios, Santa Fé, sul de Córdoba, norte de La Pampa e noroeste de Buenos Aires. A partir do dia 16, acumulados fortes foram indicados para Entre Rios e centro-sul de Santa Fé, além de acumulados leves a moderados para todo o estado de Córdoba e norte de Buenos Aires.
Para o Paraguai, estão indicados acumulados leves para Itapúa, Neembuco, San Pedro e Canindeyu para a próxima semana, e a partir do dia 18, estão previstos acumulados moderados para Itapúa, Missiones e Neembuco, e acumulados leves para o restante da região produtora.
O modelo Europeu indica, para a próxima semana, maiores acumulados para SP, MS e norte do PR, e menores acumulados para MA e PI, em comparação com o modelo GFS. Para os próximos 10 dias, o modelo Europeu prevê acumulados fortes para todo o estado de SP, maiores acumulados para MS e PR, e menores acumulados para TO, MA e PI.