O mercado agrícola em CBOT fecha o pregão de hoje misto, com soja em forte alta, trigo em forte baixa e milho preso entre as duas commodities. As previsões climáticas para os próximos 7 dias do modelo GFS apontam clima predominantemente seco para a maior parte da região produtora do Brasil, gerando estresse nas lavouras de soja, o que acarreta na alta da oleaginosa. Além disso, rumores de mercado indicam que a China comprou cerca de 3 cargas dos EUA para embarque fevereiro/março.
O movimento de forte baixa de hoje no trigo corrigiu a maior parte da alta registrada ao longo da semana passada.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, prevê acumulados moderados de precipitações para o RS, leste de SC e sul de MG, para os próximos 10 dias. Clima seco foi previsto para o norte do MA, leste do PI, noroeste do PR, oeste de SP e oeste do MS. Para todo o restante da região produtora brasileira foram indicados acumulados leves.
Para a Argentina, estão previstas chuvas para praticamente toda a região produtora. Com acumulados moderados a fortes indicados para Entre Rios, Santa Fé, Buenos Aires e leste de La Pampa, e leves acumulados para Córdoba, nordeste de Buenos Aires, leste de Santiago del Estero e leste de San Luiz. Para o restante da região produtora está previsto clima seco.
Para o Paraguai, foi indicado clima seco para a maior parte da região produtora. Acumulados leves foram indicados apenas para Neembuco, Missiones e oeste de Itapúa.