Com os resquícios de um relatório baixista divulgado pelo USDA na tarde de ontem e prognósticos climáticos apontando seca para a região produtora da América do Sul, o mercado agrícola em CBOT fecha misto nesta sexta-feira.
Soja, impulsionada pelo clima sul-americano, conseguiu reverter a baixa verificada ao longo do pregão e encerrou o dia em alta, enquanto milho e trigo ainda sofrem com o relatório de ontem e fecham em baixa.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica clima seco para a maior parte da região produtora do Brasil. Acumulados leves de precipitações foram indicados para o sul de MG, sul de SP, leste do MS e região central do PR. Acumulados moderados foram indicados para SC, sul do PR e sul do RS. Acumulados fortes a extremamente fortes foram previstos para o RS.
Para a Argentina, foram indicados acumulados leves a moderados para Buenos Aires, Entre Rios, Santa Fé, sul de Córdoba e nordeste de La Pampa. Para o restante da região produtora do país está previsto clima seco.
Para o Paraguai, estão previstas precipitações para toda a sua região produtora, comacumulados leves indicados para San Pedro, Canindeyu Alto Paraná e Caaguazú, e acumulados moderados para o restante da região produtora.