O mercado agrícola em CBOT fecha a sessão de hoje em alta. Com soja liderando o movimento, seguida de perto por trigo, enquanto milho encerra o dia em leve alta.
Os prognósticos climáticos seguem sendo o grande termômetro para a alta verificada no pregão de hoje, com o baixo volume de chuvas no Brasil atrasando o plantio de soja e dando forças às altas da oleaginosa.
Há, também, a seca australiana, que segue sem previsão de ter um fim e eleva as cotações do trigo, assim como a valorização do trigo Paris também fornece suporte ao cereal.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica acumulados moderados de chuvas para RS, SC e centro-sul do PR. Acumulados leves foram indicados para norte do PR, sudeste de SP, extremo sul do MS, centro-sul de MG e noroeste do MT. Acumulados fortes e pontais de chuvas foram indicados apenas para o norte do RS e sul do PR. Para o restante da região agrícola brasileira está previsto clima seco.
Para a Argentina, o modelo GFS indica acumulados leves de chuvas para a maior parte da região produtora. Acumulados moderados foram indicados para Entre Rios, região central de Santa Fé, sudeste de Buenos Aires e nordeste de La Pampa. Para Santiago del Estero, noroeste de Córdoba e centro-norte de Buenos Aires está previsto clima seco.
Para o Paraguai, foram indicados acumulados leves de chuvas para toda sua região produtora.