Com os fundos apresentando certo pessimismo frente ao relatório de Supply & Demand, o mercado agrícola em CBOT fecha a sessão de hoje misto. Soja fecha em forte queda, enquanto milho encerra o dia em leve alta e trigo em leve baixa.
Para o relatório de Supply & Demand de amanhã, o mercado estima os dados de produção e produtividade em:
49,9 bu/acre e 4,134 bi bu para a soja (ante 50,1 bu/acre e 4,146 bi bu no mês passado)
173,5 bu/acre e 15,121 bi bu para o milho (ante 173,8 bu/acre e 15,134 bi bu no mês passado)
Apesar do retorno da demanda chinesa pela soja americana, com o anúncio de vendas extras pela manhã, as cotações da oleaginosa em CBOT foram pressionadas ao longo do pregão, encerrando o dia em uma forte queda. Os fundos exerceram grande pressão vendedora sobre os futuros da soja, demonstrando pessimismo ante os dados que serão divulgados pelo USDA no relatório de amanhã.
O modelo GFS, gerado nesta tarde, indica clima majoritariamente seco para a maior parte da região agrícola do Brasil, para os próximos 10 dias. Acumulados leves de chuvas foram indicados região central do RS, noroeste do PR, centro de SP e sul de MG. Acumulados moderados de chuvas foram indicados para centro-norte do RS, SC, centro-leste do PR, sudeste de SP e extremo sul de MG. Acumulados fortes e pontuais estão previstos norte de RS oeste de SC.
Para a Argentina, o modelo GFS indica clima seco para toda sua região agrícola.
Para o Paraguai, foram indicados acumulados leves de chuvas para a maior parte da região produtora, e acumulados moderados apenas para o estado de Itapúa.