Commodities agrícolas estão mistas nessa manhã, com os contratos de Soja julho e Milho julho trabalhando dos dois lados, enquanto os contratos futuros estão em baixa. As cotações de Trigo se mantem em baixa.
O clima segue influenciando o mercado, entretanto, as noticias de que a China reduziu suas taxas de juros, de 3,65% para 3,55%, pesaram sobre a sessão. Parte do mercado esperava que o pacote de estimulo da China fosse mais robusto. Vale a pena ressaltar que o gigante asiático estará fechado de quinta (22) a domingo (25), devido ao Festival do Barco do Dragão.
O modelo GFS, gerado nesta manhã, e o modelo Europeu, gerado de madrugada, indicam clima secopara maior parte dos EUA. O modelo GFS indica leves acumulados na região do Delta, grande parte do sudeste americano, grande parte de Ohio, Michigan, Wisconsin, oeste do Nebraska e do Kansas, oeste de Oklahoma. Acumulados de moderados a fortes são previstos no nas Dakotas e norte de Minnesota.
Segundo o acompanhamento semanal de safra da Conab, divulgado na noite de ontem, até o dia 17/06 a colheita do Milho safrinha já foi realizada em 5,3% das áreas. Isso representa um avanço de 3,6% entre semanas e um atraso de 5,8% em relação ao mesmo período no ano passado. Os estados mais avançados na colheita são: MT (10,9%), TO (5%), MA (1%) e MG (0,5%). A semeadura do Trigo já foi realizada em 60% da área projetada, um avanço de 13,1% entre semanas. O plantio está 4,6% à frente do avanço no mesmo período do ano anterior. Entre os estados que ainda não completaram o plantio o PR é o mais avançado, com 82% da área plantada, seguido pelo RS com 35% e SC com 7%.