O relatório de Suply & Demand divulgado USDA foi considerado levemente baixista para a Soja e Milho.
Entretanto, os futuros em CBOT não responderam ativamente os números do Supply, uma vez que as quedas dos últimos dias já processaram parcialmente estes números. O órgão apresentou incrementos acima do esperado nos dados de Soja (rendimento, produção e estoques finais) e de Milho (rendimento e produção). Os estoques finais do Milho vieram abaixo do esperado pelo mercado, mas levemente acima do dado anterior.
Os futuros em CBOT caíram brevemente após a divulgação do relatório, com a Soja e Milho invertendo pouco tempo depois e batendo novas máximas. O Milho não conseguiu sustentar o movimento de alta, retornando ao vermelho, sendo puxado pela forte baixa do Trigo. Os players voltam agora suas atenções para a América do Sul, com o entendimento geral de que os números da safra americana não devem apresentar grandes mudanças até o relatório final do NASS/USDA em Janeiro.
O Trigo permaneceu em baixa após o relatório, acentuando sua queda conforme os players retornaram suas atenções para os problemas geopolíticos do Mar Negro. As notícias apontam que as negociações sobre a renovação do acordo de exportação já iniciaram, entretanto, sem a divulgação de maiores detalhes. O ministro da Defesa da Rússia ordenou hoje que suas tropas se retirem da cidade de Kherson, recuando para a margem leste do Rio Dnipro, apontando mais um grande avanço das tropas ucranianas.
O órgão coloca a produtividade da Soja em 50,2 bu/acre, 0,4 bu/acre acima do esperado pelo mercado e do dado anterior. A produção veio em 4,346 bi bu, 31 mi bu acima do esperado pelo mercado e 33 mi bu acima do dado de outubro. Os estoques finais da Soja tiveram acréscimo de 20 mi bu em relação ao relatório anterior, ficando em 220 mi bu, 8 mi bu acima da expectativa do mercado.
Para o Milho a produtividade veio em 172,3 bu/acre, 0,4 bu/acre acima do esperado pelo mercado e do dado anterior. A produção veio em 13,930 bi bu, 35 mi bu acima do dado anterior (13,895 bi bu), enquanto o mercado esperava leve redução na produção (para 13,887 bi bu). Os estoques finais ficaram em 1,882 bi bu, pouco acima do anterior (1,172 bi bu) e abaixo da expectativa do mercado (1,207 bi bu).
O Trigo não apresentou mudanças signficativas em relação ao relatório anterior. A produtividade em 46,5 bu/acre e produção em 1,650 bi bu. Os estoques finais vieram em 571 mi bu, 5 mi bu abaixo do dado anterior e 7 mi bu abaixo das expectativas. A redução é atrelada ao aumento de 7 mi bu na alimentação e redução de 2 mi bu na destinação para sementes.