Commodities agrícolas em baixa em CBOT nesta manhã. Os futuros enfrentaram pressão dos mercados externos durante a noite e seguem pressionados pela aversão ao risco, com preocupações sérias com a economia chinesa.
Os mercados acionários de Hong Kong caíram para mínimas de 13 anos nesta segunda-feira, após a consolidação do poder do Presidente Xi Jinping no Congresso Nacional Popular ter provocado temores de que o crescimento será sacrificado por políticas orientadas pela ideologia.
Do mesmo modo, ainda seguem no radar dos traders as informações sobre o clima nos Estados Unidos para a conclusão da colheita, e sobretudo no Brasil, onde o plantio avança bem, apesar de alguns problemas pontuais pelo excesso ou falta de chuvas.
A seca nos EUA continua preocupando o lado logístico americano, pois o fluxo do rio Mississipi está cada vez mais baixo, o que ajuda a pressionar as cotações e eleva drasticamente os prêmios no Golfo.
O IMEA atualizou sexta (21) a noite seu acompanhamento da semeadura de Soja (safra 22/23 no MT). Segundo o órgão 66,94% da área projetada já foi semeada, um avanço de 25,59 pontos percentuais entre semanas. Este número fica próximo ao mesmo período do ano passado (68,75%) e bem acima da média de 5 anos (42,40%).
As estimativas para a inflação brasileira em 2022 se aproximam cada vez mais do teto da meta para ano, segundo os economistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (24). As projeções para o PIB também refletem uma melhora na economia, enquanto o dólar e a Selic permanecem estáveis. Os economistas consultados reduziram as estimativas para o IPCA neste de 5,62% para 5,60, enquanto há quatro semanas estavam em 5,88%.
O Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, disse hoje que “correções” no acordo de exportação do Mar Negro dependeriam das informações da ONU sobre o destino e consumidores finais das exportações ucranianas. O país requisitou formalmente estes dados à ONU semana passada.