Mercados agrícolas em baixa em CBOT nesta manhã. Os futuros de soja, milho e trigo enfrentaram forte pressão de venda durante a noite e estão perto de suas mínimas, caminhando de forma lateral, sem apresentar respostas imediatistas aos fundamentos já conhecidos.
As exportações de grãos estão abaixo do ritmo normal do outono, apesar do aumento da oferta de uma colheita acelerada nos EUA.
Os chineses não cobriram suas necessidades de grãos em julho, agosto e setembro, pois o preço estava muito alto, cobrindo apenas 80% dos embarques.
A falta de chuvas na América do Norte levou os níveis do Rio Mississippi a patamares baixíssimos, o que tem afetado o transporte de grãos, fertilizantes e outras commodities na hidrovia. Este evento está elevando os prêmios FOB Golfo e tornando os grãos americanos ainda menos competitivos para os chineses que esperam comprar do Brasil, assim como milho para embarques no fim do ano e janeiro.
O plantio no Brasil segue bastante firme e promete um recorde na produção de soja para esta safra.
Ainda no radar dos traders permanecem as informações vindas dos cenários macroeconômico e geopolítico, bem como o comportamento das demais commodities.
A guerra entre Rússia e Ucrânia continua, enquanto as tensões entre EUA e China estão novamente entrando no radar.
A Conab divulgou ontem a noite seu acompanhamento semanal da safra brasileira, referente ao período de 09 a 15/10. A colheita do Trigo já foi realizada em 30,6% da área plantada, dos estados que ainda estão colhendo o órgão indica: SP com 80%, PR com 50%, RS e SC com 3% colhidos cada. O plantio do Milho já totaliza 30,9% da área planejada. Os estados mais avançados são: PR (75%), RS (74%) e SC (69%). O plantio da Soja já totaliza 21,5% da área projetada. Os estados mais avançados são: MT (41,9%), MS (27%), PR (26%), GO (22%) e SP (20%).
Segundo a FGV, o IGP-10 apresentou decréscimo de 1,04% em outubro, ficando próximo a expectativa do mercado de decréscimo de 1,1%. No mês anterior o índice teve queda de 0,9% e com isso acumula alta de 6,33% no ano e 7,44% em 12 meses. O IPA caiu 1,44% em outubro. No mês anterior apresentou decréscimo de 1,18%. O IPC variou 0,17% em outubro, após uma queda de 0,14% em setembro. O INCC variou 0,01% em outubro, após uma queda de 0,02% no mês anterior.