Commodities agrícolas fecham em alta, com os futuros do Trigo sendo o maior destaque do pregão, testando os 9 dólares e puxando as cotações de Milho e Soja.
Os futuros do Trigo ajustaram em fortíssima alta devido aos temores de um agravamento da guerra na Ucrânia! Os players temem uma forte retaliação russa após os recentes avanços dos militares russos. Notícias de que o Kremlin irá facilitar referendos para anexação de territórios ucranianos também abalaram o mercado.
A alteração a taxa especial de câmbio da Argentina, destinada produtos agrícolas, efetivamente desvalorizando o Peso argentino frente ao Dólar, também influenciou na alta do complexo Soja hoje.
As expectativas do mercado, em relação a um aumento de 0,75% a 1,00% nas taxas básicas de juros dos EUA, na reunião do FOMC/Fed, ainda estão sendo computadas pelo mercado. O anúncio da nova taxa irá ocorrer amanhã pela tarde.
Líderes russos instalados em áreas ocupadas de quatro regiões ucranianas estabeleceram planos para referendos sobre a adesão à Rússia nesta semana,um passo que um aliado do presidente Vladimir Putin disse que alteraria o cenário geopolítico para sempre. Autoridades russas retrataram a medida como algo que daria a Moscou uma reivindicação de território que poderia defender com todos os meios possíveis. A Ucrânia descartou isso como um golpe da Rússia para tentar recuperar a iniciativa depois de esmagar perdas no campo de batalha.
O DERAL do Paraná divulgou hoje seu relatório semanal das condições de cultivo, referentes ao período de 13 a 19/09. A colheita do Milho safrinha já se encerrou, com as condições ficando em Boas 74%, Médias 23%, Ruins 3%. O Trigo safra 21/22 está 28% colhido, apresentando avanço de 16% em relação a semana anterior e com as condições praticamente inalteradas: Boas 79%, contra 78%; Médias 18%, contra 19%; Ruins estáveis em 3%.
Ainda segundo o DERAL, o plantio do Milho safra 22/23 já totaliza 47% da área planejada, um avanço de 25 pontos entre semanas. As condições da culturas estão: Boas 98% e Médias 2%. A semeadura da Soja safra 22/23 já se iniciou, alcançando 6% da área planejada.