Mercados agrícolas em baixa nesta manhã em CBOT, devido à expectativa da colheita da safra americana, cujo o clima quente e seco irá ajudar. Não podemos deixar de mencionar que será uma boa safra ao redor de 120 MMTs!
Os players também estão menos propensos a se envolver no lado comprado dos grãos, devido às preocupações com o mercado financeiro. Espera-se que o FOMC aumente as taxas na próxima semana em 0,75-1,0% em sua guerra contra a inflação.
Um projeto de lei aprovado no senado dos EUA para ajudar Taiwan, entra no radar dos brokers e foi criticado durante a noite pelo governo chinês, como uma quebra da promessa dos americanos. As tensões entre os EUA e a China continua a piorar, impactando negativamente o comércio e ficando no radar do mercado.
Na Zona do Euro, o IPC anual veio 9,1%, em linha com as expectativas do mercado e idêntico ao último dado divulgado. Já o IPC mensal, de Agosto frente a Julho, veio 0,6%, levemente acima do esperado de 0,5% e acima do dado anterior de 0,1%.
Na China, a Produção Industrial anual, referente a Agosto, veio 4,2%, acima da expectativa do mercado de um dado inalterado em 3,8%. A Taxa de Desemprego no país veio em 5,3%, levemente abaixo da expectativa do mercado de um dado inalterado em 5,4%.
Aqui no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas divulgou os dados atualizados do IGP-10, IPA e o IPC. O IGP-10 caiu 0,90% em Setembro, queda maior do que o esperado pelo mercado de decréscimo de 0,4%, em Agosto o dado havia registrado decréscimo de 0,69%. Com isso o IGP-10 acumula alta de 7,45% no ano e de 8,24% em 12 meses. O IPA caiu 1,18% em Setembro, frente a um decréscimo de 0,65% registrado em Agosto. O IPC caiu 0,14% em Setembro, frente a um decréscimo de 1,56% em Agosto.
O BC da Argentina aumentou ontem a sua taxa básica de juros em 5,50%, colocando a taxa em 75% ao ano. A expectativa dos analistas consultados pela Reuters era de uma alta de 4 a 6%. As expectativas são que a inflação pode superar os 95% na base anual ainda em 2022.