Commodities agrícolas fecham mistas nesta tarde, com o complexo Soja em baixa, devido a vendas técnicas de contratos de Soja, e também influenciado pelas notícias da retomada de exportação da Argentina, incentivada pela criação de uma nova taxa de câmbio para produtos agrícolas.
A proximidade da colheita e a finalização do ciclo de enchimento das vagens de Soja também ajudou a pressionar as cotações na tarde de hoje, em conjunto com as preocupações da queda da demanda chinesa, cujo país está sofrendo com lockdowns contínuos relacionados à Covid-19.
Em relação ao fenômeno La Niña, as previsões atualizadas indicam um aumento da intensidade até Dez/22 e Jan/23. Os próximos meses, Setembro e Outubro, já devem apresentar características leves a moderadas do La Niña, com as chuvas acontecendo mais cedo na região Centro-Oeste do Brasil, no MATOPIBA e em Minas Gerais, enquanto a temporada chuvosa deve atrasar na região sul, no Paraguai e também na Argentina.
O Crop Progress de hoje (06) manteve as condições boas/excelentes de Milho inalteradas em 54%, bem como as de Soja, que se mantiveram em 57%. O relatório ainda trouxe que 71% das áreas com Trigo de Primavera já foram colhidas, e, 3% da área planejada já foi semeada com Trigo de Inverno.
Hoje a equipe do Crop Tour Labhoro saiu de Minneápolis, Minnesota (MN), rumo a Iowa, passando pelas lavouras no sul de Minnesota e norte de Iowa (IA). Segundo a equipe, as lavouras no nordeste e centro da região norte de IA apresentam altíssima qualidade, muito acima do observado em todo o estado de MN e também das lavouras no oeste de IA. A equipe segue em rumo a Iowa City, onde irão passar a noite. Amanhã a comitiva sairá da cidade rumo ao leste, entrando na região norte de Illinois e fechando o Crop Tour EUA & Canadá na cidade de Chicago, Illinois.
O Índice de atividades dos gerentes de compras (PMI) do Setor de Serviços dos EUA indicou uma leitura de 43,7 em agosto, ficando abaixo da estimativa do mercado de 44,3, e da leitura de 47,3 de julho. Já o PMI Composto S&P Global veio com 44,6, abaixo da estimativa de 45, e 47,7 do mês de julho.
Os mercados de ações globais estavam em queda após a divulgação do relatório do setor de serviços dos EUA, ressaltando as expectativas de que o Fed precisará continuar aumentando as taxas de juros do país. A próxima decisão do Fed ocorrerá em 21 de setembro, o que dará rumo ao mercado global.
O USDA divulgou hoje (06), os dados das inspeções de exportações semanais, referentes ao período do dia 26/08 a 01/09, os números seguem:
• 495,84 mil tons de Soja, estimativas de 400 a 800 mil tons;
• 518,37 mil tons de Milho, estimado de 500 a 825 mil tons;
• 477,66 mil tons de Trigo, estimado de 400 a 625 mil tons.