Commodities agrícolas fecham em alta, com Soja recuperando parcialmente as fortes perdas observadas ao longo da semana.
Os gestores de fundos e os players fizeram Short Covering, cobrindo parcialmente as posições vendidas. Esse movimento também é influenciado pelo final de semana estendido, uma vez que CBOT não terá pregão noturno no Domingo (04) e estará fechada na segunda-feira (05) devido a comemoração do Labor Day. A bolsa retorna à normalidade com o pregão noturno de segunda.
A comitiva do Crop Tour da Labhoro, saiu da cidade de Aberdeen (Dakota do Sul) e atravessou o estado da Dakota do Norte (ND), fechando o dia em Minot (ND). As lavouras de Soja e Milho apresentam boa qualidade nas áreas observadas da Dakota do Norte, entretanto, devemos ressaltar que a Soja ainda precisa de chuvas dentro dos próximos 10 dias. O estado apresenta muitas áreas não plantadas, dado que possivelmente possa influenciar o próximo Supply & Demand do dia 12. Amanhã a equipe irá atravessar a fronteira, entrando no Canadá pela província de Saskatchewan. A programação inicial é passar o final de semana em território canadense, passando pelo sudeste de Saskatchewan e sul de Manitoba, retornando aos EUA na segunda (05).
A opinião do mercado é de que o relatório de empregos não-agrícolas foi neutro, no sentido de que este dado não deve mudar a opinião do FOMC em relação a mais uma alta nas taxas básicas de juros na reunião de Setembro. O mercado estima que o Fed irá aumentar as taxas em 0,75%, colocando-as na faixa de 3,0 a 3,25%.
Segundo o Bureau of Meteorologia do governo australiano, a perspectiva ENSO indica que a chance mínima de um La Niña se estabelecer nesta primavera/verão é de 70%. Isso, se concretizado, representará o terceiro ano consecutivo do fenômeno, entretanto, as indicações para este ano são de que o fenômeno terá uma presença fraca a moderada. Neste sentido, as previsões são de que as chuvas iniciem mais cedo que o normal para o centro-oeste, Minas Gerais e no MATOPIBA. Para o sul do Brasil, Paraguai e Argentina, as chuvas devem brevemente atrasar seu início, com a possibilidade de novas frentes frias até a metade de Outubro.
A Rússia anunciou hoje pela manhã que as entregas de gás através do Nord Stream 1 continuam em risco, uma vez que somente uma turbina estava em capacidade operacional. O gasoduto está fechado para manutenção programada, entretanto, nesta tarde a Gazprom anunciou que cancelou o prazo de retomada do fluxo de gás, sem estabelecer um novo prazo. A programação era para retomada do fluxo amanhã (03) as 01:00 GMT. O gasoduto já operava com 20% de capacidade antes da manutenção.