Commodities agrícolas em baixa em CBOT nesta manhã, com as cotações pressionadas pelo mau humor do mercado financeiro e macroeconômico, atualmente influenciado pelas notícias de uma taxa de inflação recorde na EU, que veio em 9,1%, em conjunto com os dados do PMI chinês, divulgados ontem à noite, que indicam um potencial enfraquecimento da demanda futura.
Os números chineses apresentam sua segunda contração consecutiva na atividade industrial, em meio ao ressurgimento dos casos de Covid, novos bloqueios e também ao racionamento de energia devido a recente onda de calor recorde.
A fala de ontem, do chefe do Fed de Nova York e vice-presidente do FOMC, John Williams, segue pesando sobre o mercado. Segundo ele o Federal Reserve provavelmente necessitará levar sua taxa básica “um pouco acima” de 3,5% este ano, mantendo-a neste patamar até o final de 2023 a fim de controlar a inflação.
Ontem (30) o clima seco predominou no Meio-Oeste americano, com chuvas pontuais somente no sul do país. O prognóstico climático, segundo o modelo GFS gerado nesta manhã, indica chuvas leves para o sul de Ohio e Indiana, sul de Illinois, oeste de Iowa e do Missouri, leste do Nebraska, grande parte do Kansas.
As previsões climáticas para o território chinês, segundo o modelo GFS, continuam indicando clima seco para a maior parte do país, com chuvas leves previstas somente para o centro e sudoeste da região sul, onde o relevo é predominantemente montanhoso.
O USDA divulgou a pouco venda extra de167 mil tons de Soja (safra 22/23) para a China.
A equipe do Crop Tour Labhoro, em parceria com o canal Notícias Agrícolas, passaram ontem pelo oeste do Missouri e pelo sudoeste de Iowa, terminando o dia na cidade de Boone. Conforme nossa equipe analisou, o Milho, por ter sido plantado antes da Soja, já está com seu ciclo praticamente finalizado, com a maioria das lavouras apresentando espigas bem formadas, é esperado um alto potencial de produção do Milho. A Soja, por sua vez, sofreu um pouco mais com a falta de chuva nos últimos dias, pois grande parte ainda está na fase de enchimento de grãos, fase mais crítica em relação a falta de água. O solo está extremamente seco nas regiões visitadas, portanto, caso não chova nos próximos dias, nossa equipe prevê certo nível de perda na produção de Soja. Hoje a nossa comitiva deverá visitar pela manhã o Farm Progress Show, que ocorre em Boone, e, após o almoço, a equipe segue viagem rumo a Columbus, Nebraska, visitando as lavouras no centro-oeste de Iowa e centro-leste do Nebraska.