Commodities agrícolas em alta em CBOT nesta manhã. A soja subiu durante a noite, já que os agentes de campo do Crop Tour do Pro Farmer relataram perspectivas de rendimento menores para Iowa.
O milho de dezembro também subiu durante a noite, o sétimo ganho nas últimas oito sessões, em meio à preocupação contínua de calor e tempo seco nos EUA, o que pode reduzir o potencial de rendimento por lá. Os futuros de trigo também estão mais altos e prontos para um ganho semanal.
Tanto na soja, quanto no milho os potencias apresentados em quase todos os estados visitados pelo Pro Farmer se mostraram menores do que há um ano!
O fato mais relevante de hoje será o discurso do chairman do FED às 11 horas, onde teremos pistas sobre a direção da política monetária. Atenção ainda ao clima no Corn Belt e às notícias que partem dos quadros financeiros e geopolíticos.
A inflação nos EUA, medida pelo PCE, caiu -0,1% em julho, segundo dados divulgados hoje (26), bem abaixo dos 1% revisados do mês anterior. No acumulado de 12 meses, a inflação norte-americana avançou 6,3%, também abaixo do resultado prévio de 6,8%. Quando observado apenas o núcleo do índice de preços PCE, o resultado de julho veio em 0,1%, abaixo da projeção de 0,3% e dos 0,6% revisados do mês anterior. No acumulado do ano, o núcleo do índice veio em 4,6%, menor do que a expectativa de 4,7% e dos dados prévios de 4,8%.
O PCE é um dos principais indicadores que o Federal Reserve usa em suas deliberações sobre as taxas de juros, pois é uma maneira fundamental para medir as variações de tendências de compra e a inflação nos EUA. Esses números ajudam a alimentar as expectativas do mercado financeiro sobre o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no Jackson Hole, no estado de Wyoming. A fala do presidente do Fed deve ocorrer às 11h.
Existe uma clara divisão sobre o que o FED irá sinalizar hoje às 11h, alguns acham que tem que apertar mais e outros acham que a inflação poderá ser controlada de maneira mais branda. A princípio temos que aguardar o discurso do FED, se vier mais brando será muito positivo para o nosso mercado que aparentemente está criando um suporte nestas últimas baixas.
O dólar tem pouca alteração frente ao real nesta sexta-feira (26), com investidores do mundo inteiro à espera de discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole do banco central norte-americano.
O Dólar frente ao Real, no momento (10h40), está cotado em R$5,0835, com baixa de 2,91 centavos. O dólar index está cotado em US$ 107,74, uma baixa de 0,64%.