Mercados agrícolas fecham nas máximas nesta segunda-feira, com o complexo Soja liderando a alta em meio a demanda da indústria esmagadora dos EUA.
Os players estão de olho na movimentação da Rússia esta semana, com a possibilidade de maiores ataques ao território ucraniano na quarta-feira (24), quando Kyiv comemora o Dia da Independência do regime soviético. O governo ucraniano anunciou hoje uma proibição das celebrações públicas ao longo da semana, citando o temor de novos ataques russos.
Com relação às previsões climáticas, para os próximos 10 dias, ambos os modelos concordam com as indicações de chuvas mais volumosas no Delta e no Texas, no entanto, divergem nas previsões dos demais estados. O GFS indica leves acumulados em Iowa, norte do Missouri, Wisconsin e Michigan. Já o Europeu indica leves acumulados pontuais no Meio-Oeste, Minnesota, Illinois e Indiana.
O Crop Progress de hoje (22) trouxe o avanço da colheita de Trigo de Inverno em 95%, contra 90% da semana passada. As condições boas/excelentes do Milho caíram para 55%, contra 57% da semana anterior, abaixo das estimativas de mercado de 58%. A Soja teve uma leve piora de 1% das condições boas/excelentes, passando de 58% para 57%, abaixo do estimado pelo mercado, de 59%. O Trigo de Primavera manteve suas condições boas/excelentes em 64%.
Os investidores seguem aguardando a fala do Jerome Powell, chair do Fed, nesta sexta-feira na conferência anual, em Jackson Hole, que poderá trazer indícios dos próximos aumentos do Fed.
Após uma sessão volátil, o petróleo se recuperou das mínimas observadas nessa manhã, e ficou em baixa na maior parte da tarde, no entanto, reverteu e passou a trabalhar em leve alta.
O USDA divulgou hoje (22), os dados das inspeções de exportações semanais, referentes ao período do dia 11 a 18/08. Os números seguem: • 686,58 mil tons de Soja, estimativas de 400 a 875 mil tons; • 740,51 mil tons de Milho, estimado de 450 a 850 mil tons; • 594,27 mil tons de Trigo, estimado de 250 a 650 mil tons.
A colheita do Milho safrinha já atingiu 89,5% do total plantado no Centro-Sul do país, estimou a consultoria AgRural, leve avanço de 4,1% do registrado na semana passada.
Os embarques ucranianos podem atingir cerca de 4 mi tons neste mês de agosto, contra as 3 mi tons exportadas em julho.