Commodities agrícolas fecham mistas nesta tarde, com Soja e Milho em alta e o Trigo caindo acentuadamente em meio as notícias de que a logística dos grãos ucranianos através do Mar Negro segue em bom ritmo e sem complicações.
Hoje funcionários da ONU se reuniram com oficias da Ucrânia e Turquia. A pauta da reunião não foi divulgada, no entanto, o mercado especula que foram abordadas as negociações sobre a manutenção do corredor de exportação e também sobre as instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia.
Os dados das Vendas Semanais, divulgados pelo USDA nesta manhã, apresentaram números da Soja e Milho safra nova acima do esperado, e, somente Trigo safra nova levemente abaixo do esperado, o que ajudou a fortalecer o movimento do mercado ao longo da tarde.
O Drought Monitor (Monitor de Seca dos EUA), divulgado hoje pela manhã, indica que as condições de seca se mantiveram praticamente inalteradas para as planícies produtoras. Leves melhoras nos parâmetros de seca foram indicadas apenas pontualmenteno nordeste do Nebraska, norte do Wisconsin, oeste do Tennessee e sul da Louisiana.O nordeste e sudoeste do Oklahoma e o noroeste de Wisconsin apresentaram leves pioras em suas condições de seca.
Nos EUA, o dado referente às vendas de casas usadas em Julho vieram totalizando 4,81 mi, levemente abaixo do esperado pelo mercado de 4,89 mi e abaixo do último dado de Junho que foi de 5,11 mi.
As cotações do petróleo se mantiveram em alta ao longo desta tarde, influenciadas, principalmente, pela queda nos estoques petrolíferos nos EUA, divulgados ontem, sugerindo que a demanda continua robusta no país, bem como pela menor oferta de petróleo russo. Apesar disso, as preocupações com uma desaceleração econômica global continuam pairando no mercado.
A Bolsa de Cereales de Buenos Aires divulgou hoje (18), sua atualização do estado e condição dos cultivos no país. A colheita do Milho, já foi tecnicamente encerrada, com a área colhida totalizando 97,9%. O plantio de Trigo na Argentina já está concluído.
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Agricultura da Ucrânia, as exportações de grãos caíram 46% quando comparado ao mesmo período do ano passado.